Projeto de Silvio Costa Filho é Lula
O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, deu uma declaração ontem de que " se o presidente Lula pedir para que ele não dispute o Senado" ele não disputará. Ou seja, sua vontade e seu trabalho é para hoje disputar uma vaga na Casa Alta, mas que não será empecilho em um projeto político. A declaração, é lógico, repercutiu bastante.
No entanto, isso não significa um recuo ao seu projeto. O ministro disse que de sua vontade disputará o Senado em 2026, mas que a candidatura é algo que não depende apenas dele. "Nosso projeto é disputar o Senado em 2026, mas uma eleição não depende apenas de um desejo pessoal, mas sim de um conjunto de fatores", afirmou.
Embora tenha sido visto como um aceno a outros nomes em uma disputa, como Humberto Costa, Eduardo da Fonte, Miguel Coelho, Marília Arraes, o ministro coloca-se à disposição do projeto de reeleição do atual presidente Lula de quem vem conquistando a confiança nos últimos meses. Costa Filho tem sido um porta voz do presidente e esse fator pode acabar o beneficiando em uma montagem de chapa que já contará com a presença de Humberto Costa que disputará um novo mandato.
Construção
Silvio Costa Filho sabe que não pode agir com pressa e nem com ansiedade e tampouco com imposição e que a montagem de uma chapa vai depender de inúmeros fatores já que serão duas vagas ao Senado, além do espaço de vice (na chapa de João Campos).
Lá na frente
A disputa ao Senado em 2026 será acirradíssima tendo em vista os mais diversos nomes que estão se apresentando. Sem contar que ainda existe uma expectativa com relação ao desenrolar da governadora Raquel Lyra nas pesquisas, que pode a confirmar como um nome bastante competitivo no próximo ano.
Preferência
A declaração do ministro Silvio Costa Filho pode ser vista também como um gesto de confiança no presidente Lula. Algumas figuras históricas do PT já dizem abertamente que entre os nomes colocados existe uma certa preferência pelo nome de Silvio Costa justamente pela defesa que faz do Governo Lula.
Encontro
De passagem pela China, a governadora Raquel Lyra esteve reunida com a presidente do BRICS, Dilma Rousseff. Durante a reunião, a governadora falou sobre os projetos financiados pelo banco, contratados pela Compesa que são na ordem de R$ 1,4 billhão.
Evento
A capital pernambucana se prepara para receber, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, o Encontro de Gestores e Legislativos Municipais, promovido pela UVB Pernambuco em parceria com a UVB Nacional. O evento reunirá vereadores, prefeitos, secretários e lideranças políticas de todo o país em quatro dias de imersão, aprendizado e troca de experiências voltadas ao fortalecimento da gestão pública e do Legislativo Municipal.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

0 Comentários