Coluna do Blog do Silvinho - 05 de setembro de 2025

A obrigação de se reinventar

Em 2018 diante da possibilidade de prisão do então ex-presidente Lula, o PT vivenciou um dos períodos mais duros eleitoralmente falando. Sem poder ser candidato, Lula indicou Fernando Haddad em plena campanha, com o bonde andando a todo vapor quando existiam bons nomes que podiam substituí-los na disputa. Mas, foi necessário naquele tempo um grande reinvento para que a legenda não sucumbisse. 

O resultado eleitoral não foi dos melhores, mas também não foi o pior. Naquela época, o partido que vinha de um processo de impeachment, de Lava Jato, entre tantos, conseguiu se reinventar e voltou em 2022 com a terceira eleição de Lula.

Agora, com a possibilidade de condenação e de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, em uma ano de véspera eleitoral, a direita precisa se reinventar para continuar forte no jogo. Isso em um momento de forte tensão e de um julgamento que pode colocar na cadeia o maior líder político da direita, tal qual também colocou o maior líder político da esquerda em 2018. 

Ou seja, querendo ou não, a direita vai precisar se reinventar igual fez o PT para conseguir um espaço importante em 2026. Existem hoje nomes na direita como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas ou mesmo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Ambos que já se comprometeram com um indulto a Jair Bolsonaro, caso se elejam presidente. Uma forma de se aproximar do bolsonarismo sem Bolsonaro. Um método de tentar se reinventar no meio do turbilhão.

E por aqui?

Pra quem não lembra, antes de iniciar o seu julgamento, o ex-presidente Jair Bolsonaro disse que em Pernambuco seu candidato ao Senado seria Gilson Machado. No entanto, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto deu ao ex-prefeito de Jaboatão a condução da legenda para 2026. Sem Jair Bolsonaro, o cenário fica complicado pra Gilson.

Já perdeu

No mês passado, Gilson Machado já havia perdido o comando da legenda no Recife que passou a ser administrado por um aliado de Anderson. O próprio Gilson disse que essa decisão foi tomada sem o consentimento de Bolsonaro e aguarda o desenrolar das coisas para ver como ficará a situação.

Vantagem

Por ter sido prefeito de Jaboatão em duas oportunidades, deputado federal e ser o comandante do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira tem muito mais chances de sobreviver no bolsonarismo sem Bolsonaro do que Gilson Machado que é totalmente dependente do ex-presidente.

Pernambuco

Pernambuco terá 1.144.176 famílias beneficiadas pelo programa Gás do Povo. Lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ontem em Belo Horizonte (MG), a iniciativa garante gratuidade na aquisição do botijão de gás de cozinha. O programa foi criado para garantir mais justiça social, saúde e dignidade às famílias de baixa renda e fortalecer o acesso ao gás de cozinha. 

Fundef

A governadora Raquel Lyra anunciou ontem o pagamento da quarta parcela do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Será repassado hoje um valor adicional de R$ 336 milhões, beneficiando cerca de 53 mil profissionais da educação. 

Enquanto isso

O PL tenta emplacar um projeto de ampla anistia que reabilita Jair Bolsonaro para disputar a eleição de 2026, livra o deputado Eduardo Bolsonaro de punição, perdoa participantes dos atos do 8 de janeiro e blinda investigados nos inquéritos das fake news e das milícias digitais. A proposta é um dos textos em discussão entre líderes da oposição e do Centrão, sem consenso até o momento. 


Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial


Postar um comentário

0 Comentários