Coluna do Blog do Silvinho - 25 de agosto de 2025


Raquel ou João? eis a questão

O deputado federal Carlos Veras tomou posse ontem como presidente do PT em meio a diversas dúvidas com relação ao destino do partido nas eleições de 2026. Em anos anteriores, ficava claro o caminho para o qual a legenda iria caminhar, pois na maioria das vezes esteve na Frente Popular através da qual conquistou os mandatos de senador de Humberto Costa (2010 e 2018) e Teresa Leitão (2022).

Agora, com Raquel Lyra tendo a possibilidade de disputar à reeleição, o partido vai para o diálogo também com ela e não vai fechar apoio automático ao prefeito do Recife, João Campos, que também é candidato a governador.

Apesar da falta de rumo claro e nítido do PT na eleição de 2026, o partido já colocou na mesa o que pretende: a reeleição do senador Humberto Costa. Mas, sem definir se caminhará ao lado de um ou de outro, pode abrir a possibilidade de que ambos possam montarem suas chapas majoritárias deixando em segundo plano um apoio ao PT. Isso porque embora seja um nome competitivo, existem hoje nomes como Marília Arraes (SD), Silvio Costa Filho (Republicanos), Eduardo da Fonte (PP), Fernando Dueire (MDB), Miguel Coelho (UB), além dos candidatos de direita como Anderson Ferreira (PL) e Gilson Machado (PL). Ou seja, uma disputa pra lá de acirrada que por ora, Humberto segue liderando.

Agora, sob o comando do deputado Carlos Veras, o PT tem a responsabilidade (bem diferente de anos anteriores) antecipar a escolha do palanque para o qual vai caminhar em 2026.

Reforço

Durante discurso no Congresso do PT, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho que preside o Republicanos em Pernambuco, anunciou seu apoio à reeleição de Humberto Costa no próximo ano. Silvio também pleiteia uma das vagas e é um dos nomes cotados para compor a chapa de João Campos.

Conversa com todos

O deputado federal e presidente do PT, Carlos Veras, disse que o PT vai decidir na hora certa qual o caminho irá caminhar em 2026. Reconheceu a ligação histórica com o PSB de João Campos, mas não descartou aliança com Raquel Lyra do PSD. "Vamos conversar". O dirigente partidário também aguarda uma posição de apoio da governadora ao presidente Lula.

Prioridade

Veras reforçou ainda que o PT vai querer a vaga na chapa majoritária para o Senado (e não para a vice), na qual disputará o senador Humberto Costa. A declaração foi clara para a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado que deseja disputar sendo a vice de João Campos em 2026.

Prestígio

O Congresso Estadual do PT contou com nomes de outras legendas como o ministro Silvio Costa Filho e a ex-deputada federal Marília Arraes. Silvio aproveitou o momento para defender além do apoio à reeleição de Lula, o apoio ao projeto de João Campos em 2026.

Antecipação

A senadora Teresa Leitão defendeu que o PT se antecipe na escolha sobre quem vai apoiar: Raquel ou João. Defensora dentro do partido do apoio a João, a senadora defendeu que o PT participe de uma chapa forte e vitoriosa que tenha compromisso e apoio ao projeto de reeleição de Lula.

Animação

A pesquisa do Instituto Quaest animou os simpatizantes de uma pré-candidatura ao Governo do prefeito do Recife, João Campos. O socialista permanece com uma boa vantagem sobre sua atual adversária, a governadora Raquel Lyra. No entanto, a gestão de Raquel está sendo aprovada por 51% dos pernambucanos. Ou seja, é um espaço visto como de provável crescimento da gestora. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81)98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários