Coluna do Blog do Silvinho - 24 de julho de 2025

João Campos vai investir nas oposições municipais

Em desvantagem no número de prefeitos que estão apoiando o projeto de reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD), aliados do prefeito João Campos (PSB) disseram que o socialista vai investir no apoio de lideranças de oposição aos prefeitos nos municípios. Essa movimentação pode ajudar a diminuir o impacto de votações expressivas no interior em Prefeituras que são comandadas por aliados da gestora.

A maioria em peso foi derrotada em 2024 mas até recentemente eram governo. Outros, já estavam na oposição e por pouco não ganham a eleição. O apoio a João Campos é visto como estratégico também para essas lideranças já que pretendem polarizar a disputa política nas cidades.

A eleição geral onde se vota para deputado (estadual, federal), senador, governador e presidente, já é vista como um termômetro para observar a força política de lideranças de oposição que almejam disputar dois  anos depois a Prefeitura local.  Em muitos desses municípios, os opositores embora não consigam tornar os seus candidatos vitoriosos, eles ainda conquistam uma votação de 30 a 40% dos votos. É justamente esta votação que o socialista poderá se beneficiar.

Conta

A governadora Raquel Lyra conta hoje com o apoio de pelo menos 140 prefeitos que vão estar no mesmo barco pela sua reeleição. Essa quantidade de gestores apoiando Raquel, foi minimizada pelo prefeito João Campos que disse que isso não decide eleição.

Prioridade

A vivência recente tanto de João Campos quanto do PSB com a derrota mesmo contando com um número gigantesco de prefeitos é recente. Já comandando a Prefeitura do Recife, o socialista viu seu partido sofrer uma derrota bastante amarga em 2022 na cidade. Naquele ano, Danilo Cabral, então candidato a governador pelo PSB, teve um apoio bastante significativo de prefeitos.

Belo Jardim

O Ministério Público Eleitoral (MPE) protocolou, nesta terça (23), as alegações finais na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apura supostas irregularidades praticadas pelo prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela de Oliveira, e seu vice, José Lopes Silveira, ambos candidatos à reeleição nas eleições municipais de 2024.

Apoio

O deputado estadual Doriel Barros esteve reunido com o grupo político do STR de Serra Talhada, que declarou apoio ao deputado para o próximo pleito de 2026. Doriel ressalta a importância desses encontros para o debate com os companheiros de luta sindical sobre o fortalecimento das pautas importantes para os trabalhadores e trabalhadoras do campo 


Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários