Coluna do Blog do Silvinho - 23 de julho de 2025


Cidade grande, oposição pequena

Prefeitos das principais cidades pernambucanas vivem hoje um momento ímpar com a ausência de nomes de destaque no campo de oposição após o resultado eleitoral de 2024 quando venceram já no primeiro turno o pleito mesmo com a cidade tendo a possibilidade de disputa em um segundo turno.

Rodrigo Pinheiro (Caruaru), Mano Medeiros (Jaboatão) e Simão Durando (Petrolina), iniciaram seus mandatos em janeiro e até o momento nenhum sinal ou fumaça de um projeto consistente de oposição. Esse espaço chega a dificultar não apenas um projeto político para 2028, mas até mesmo articulações políticas para o ano de 2026 já que Rodrigo e Mano serão cabos eleitorais fortes da atual governadora Raquel Lyra e Simão Durando levantará em Petrolina e no sertão a bandeira da oposição com João Campos.

Os três herdaram os municípios  dos prefeitos que deixaram a gestão em 2022 para disputar um mandato de governador e foram reeleitos defendendo o projeto que foi iniciado nas cidades em 2016. Mas aí já se vão quase uma década e expectativa de poder para a oposição até o momento simplesmente, não existe.

Andrea Medeiros

Na cidade de Jaboatão dos Guararapes de onde é gestor desde abril de 2022, Mano Medeiros lançou a sua esposa e primeira dama do município, Andrea Medeiros para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PSD. E com grandes chances de vencer o pleito.

Força do grupo

Já em Petrolina, Simão Durando vai para 2026 com a missão de tornar o deputado estadual Antônio Coelho majoritário com uma enorme folga sobre os demais. Da mesma forma também o deputado federal Fernando Filho.

Nome forte

O deputado estadual Antônio Coelho é inclusive o nome forte da família e do seu grupo para suceder o prefeito Simão Durando em um projeto político no ano de 2028 quando o atual gestor não poderá mais disputar um novo mandato.

Testando força

Na cidade de Caruaru, o prefeito Rodrigo Pinheiro que hoje o comandante da maior cidade administrada pelo PSD, terá uma enorme missão pela frente de medir o seu capital político na cidade do agreste quando irá trabalhar pela eleição de seu auxiliar, Anderson Luiz para uma vaga na Assembleia Legislativa. Pinheiro também medirá forças defendendo o nome do deputado federal Fernando Monteiro.

De olho

O deputado federal André Ferreira (PL) que será apoiado pelo prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, trabalha para disputar a Prefeitura da cidade em 2026, sucedendo assim o atual prefeito. O resultado da eleição do próximo ano será o start para este projeto.

Lei

Após a prisão do cantor Oruam, nesta terça (22), no Rio de Janeiro, o deputado estadual Pastor Júnior Tércio (PP) voltou a cobrar a aprovação, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), da chamada Lei Anti-Oruam. Investigado por envolvimento com facções criminosas, o artista ganhou notoriedade por músicas que romantizam o tráfico de drogas.


Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários