Coluna do Blog do Silvinho - 24 de janeiro de 2025

 

PT e PL de olho no Senado em Pernambuco

Tanto o PT quanto o PL estão de olho em uma coisa: a vaga de Pernambuco no Senado Federal. Está bem longe de um partido ou do outro o sonho de disputar o Governo de Pernambuco. O PT já deixou bem claro que a prioridade da legenda é a reeleição de Lula para presidente e de Humberto Costa para senador. Qualquer coisa que fuja neste sentido, está fora de cogitação. Para Lula, é importante contar com o apoio de senadores que deem sustentação a um eventual governo seu a partir de 2027, caso seja reeleito.

Da mesma maneira pensa o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e também o próprio Bolsonaro. A prioridade é disputar pelo menos uma das duas cadeiras de Pernambuco. Aos ouvidos do ex-presidente chegou a informação de que sim, é possível que aqui no estado ele consiga eleger pelo menos um senador. Isso porque embora o histórico seja que quem esteja no governo eleja o seu senador, no ano de 2018 quando que isso saía da regra quando Mendonça por 3 pontos percentuais não derrotou o candidato Jarbas Vasconcelos.

Nos corredores em Brasília o que se comenta é de que são reais às chances de que o PT consiga reeleger Humberto Costa e de que o PL consiga eleger um nome do partido que poderia ser Anderson Ferreira ou mesmo Gilson Machado que já disputou o Senado em 2022. A eleição de dois representantes destas legendas levaria para Brasília um print da polarização nacional que deve se repetir. 

No entanto, alguns nomes correm por fora dessa disputa ideológica. É o caso de Silvio Costa Filho, Eduardo da Fonte, Armando Monteiro, Miguel Coelho, Marília Arraes. 

Vai para federal

Candidato ao Senado em 2022, o ministro André de Paula já decidiu que vai novamente disputar uma vaga na Câmara Federal em Brasília. André sempre foi um parlamentar bastante atualmente e sua presença na Câmara reforçaria ainda mais o seu partido, o PSD, que pode ser inclusive a legenda da governadora Raquel Lyra.

Dobradinha

Caso Gilson Machado seja o escolhido para disputar o mandato de senador pelo PL em Pernambuco, Anderson e André Ferreira deverão disputar juntos uma vaga na Câmara Federal e podem lograrem êxito nessa empreitada. Anderson inclusive tem sido bastante presentes nos municípios pernambucanos reforçando o seu nome.

Importante

Em entrevista a CNN ontem, o ex-presidente Jair Bolsonaro disse que 2026 será a grande eleição da direita não apenas para a Câmara Federal mas também para o Senado. É fato que em 2022, com apenas uma vaga em jogo o PL e partidos da direita conseguiram ampliar suas bancadas nas duas casas. Imagine só agora quando estarão em jogo duas vagas. 

Preocupação

Se por um lado a possibilidade de ampliação das bancadas conservadoras na Câmara e no Senado animam os bolsonaristas, a ala progressista se mostra muito preocupada com essa situação. Isso inclusive já foi demonstrado pelo senador Humberto Costa, do PT, que além de ser futuro candidato à reeleição pelo Senado, faz parte do grupo eleitoral nacional da legenda que cuidará justamente da organização da legenda para disputa pela Casa Alta.

Marília que ser senadora

A ex-deputada Marília Arraes pode voltar novamente a cena política em 2026, disputando o Senado. Marília não esconde de ninguém esse desejo e conta com o recall das últimas eleições em que participou de disputas majoritárias que foi em 2020 (Prefeitura do Recife) e 2022 (Governo de Pernambuco). Embora comande o Solidariedade em Pernambuco, a ex-deputada criou algumas arestas que não são pequenas com aliados (até então), durante as eleições de 2024. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários