Coluna do Blog do Silvinho - 21 de janeiro de 2025

Teresa faz opção por João Campos

A senadora Teresa Leitão deixou claro ontem durante entrevista a Folha de Pernambuco sua opção para o Governo de Pernambuco em 2026. Defenderá que o PT apoie João Campos e não siga com a governadora Raquel Lyra. A senadora faz parte da ala do partido que opta por uma aliança com os socialistas, diferente e bem diferente do que pensa a outra corrente do partido.

No entanto, a senadora trabalha com o cenário atual de que a aliança do PT com o PSB é nacional e tendo Geraldo Alckmin como vice de Lula. “ Qual o partido do vice de Lula? É o PSB “ disse Teresa na rádio. Desconhecendo a senadora que a possibilidade de o partido continuar na vice-presidência com Lula é mínima tendo em vista justamente o crescimento do centrão que já colocou os olhos na vaga que está sendo disputada nos bastidores entre o PSD e o MDB, além do próprio PSB.

Ainda que o PSB não ocupe a vaga de vice em 2026 mas continue apoiando Lula, o que é bem provável, é lógico que o partido vai partir pra cima nas negociações em alguns estados e sem dúvida alguma Pernambuco vai estar neste meio. Para alguns aliados, é bem mais fácil que João Campos consiga o apoio do PT para uma eventual candidatura ao Governo com o PSB fora da vice, do que estando nela.

No entanto, com vice ou sem vice, o prefeito tem sim entre os petistas um time que defende o seu nome e com certeza a senadora Teresa Leitão faz parte deste meio.

Oposição

Na mesma entrevista, Teresa fez questão de enfatizar que o papel do PT de Pernambuco é fazer oposição ao Governo de Raquel Lyra  na Assembleia Legislativa. “Quem deve fazer oposição a Raquel não sou no Senado Federal mas o PT na Assembleia Legislativa” disse a senadora. Lembrando que em 2022 o partido foi derrotado no primeiro turno com Danilo Cabral e também no segundo turno com Marília Arraes.

Sem vida fácil

A declaração de Teresa Leitão é mais uma demonstração que o PT não deve se unir tão rápido para 2026 quando o assunto é o Governo de Pernambuco. Uma ala a favor de Raquel e outra a favor de João. E assim devem permanecer durante este ano de 2025 para decidirem apenas no ano eleitoral.

Expectativa 

E nos bastidores da política local cresce a cada dia a expectativa pelo encontro entre a governadora Raquel Lyra e o senador Humberto Costa que pode ser o primeiro passo para a entrada do PT no Governo do Estado.

Federal

O vereador Samuel Salazar, segundo informações, não pretende disputar um mandato de deputado estadual em 2026, mas estaria se preparando para concorrer a um cargo de deputado federal pelo MDB.  A postulação de Salazar atenderia a uma missão dada pela Executiva Nacional de investimento em mandatos federais e também na renovação de novos quadros. Não custa lembrar que o MDB foi um dos partidos que mais cresceu no país na eleição de 2024.

Caos

Em Sertânia, a prefeita Pollyanna Abreu (PSDB) recebeu uma verdadeira herança maldita do ex-prefeito Ângelo Ferreira (PSB). Segundo informações da gestão, o total da dívida deixada pelo ex-gestor ultrapassa a casa dos R$ 10 milhões.

Agenda

O prefeito de Gameleira, Dr Leandro, esteve em Recife cumprindo uma extensa agenda em setores do Governo do Estado. O gestor trouxe para o município  a excelente notícia de que em breve será implantada mais uma cozinha comunitária na cidade.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial


Postar um comentário

0 Comentários