Coluna do Blog do Silvinho - 17 de janeiro de 2025

Qual o caminho de Raquel?

A se julgar pelo que se comenta no noticiário desde o mês de novembro, pelo menos duas legendas estão de olho no passe da governadora Raquel Lyra que poderá sair do PSDB para disputar a reeleição. O primeiro partido, o PSD que é comandado em nível nacional por Gilberto Kassab. Essa legenda inclusive vislumbra uma fusão com o PSDB que hoje é o partido da governadora Raquel Lyra.

Com uma provável filiação da gestora no PSD seria bem mais agradável inclusive para aliados que hoje estão com a governadora mais que não morrem de amores nem pelo PT e muito menos por Lula.

O outro caminho, seria o PT. O caminho para uma provável filiação de Raquel inclusive estaria sendo costurado pelo ministro Rui Costa da Casa Civil que tem dado um tratamento diferenciado a gestora. Mas visando aqui em Pernambuco, o histórico do partido não dá nenhuma segurança a gestora de que teria uma reeleição tão tranquila. O partido está dividido desde o ano de 2018 quando uma ala pretendia lançar Marília Arraes e a outra ala queria que a legenda apoiasse a reeleição de Paulo Câmara. Venceu esta segunda. Em 2020, Marília novamente se lançou candidata pelo partido e várias lideranças do Recife a deixaram a ver navios e mergulharam na campanha de João Campos.

Em 2022, o partido se dividiu novamente entre Marília Arraes e Danilo Cabral e no segundo turno entre Marília e Raquel. O ano de 2023 inicou-se uma verdadeira caça às bruxas que culminou em várias desfiliações pelo estado de Pernambuco aos petistas que apoiaram Marília Arraes para o Governo.

Agora, o PT novamente caminha para uma divisão em 2026, seja qual lado que opte ficar. Nem mesmo a filiação de Raquel Lyra ao partido trará segurança de que a legenda caminhará unida. E mesmo que a gestora opte por outra legenda da base de Lula, quem a quer apoiar, continuará apoiando e ela poderá ter a legenda em seu palanque. O próprio deputado João Paulo já chegou a dizer que João Campos não consegue unir o PT. Pelo jeito, Raquel também não.

Tabuleiro

Embora hoje esteja ainda no cenário de especulações, uma provável filiação de Raquel Lyra ao PT poderia mudar diretamente os rumos do atual cenário político pernambucano. Por exemplo, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, já disse que 2026 estará alinhado com o presidente Lula em Pernambuco. Todos sabem que Silvio tem uma aproximação política com o prefeito João Campos e com o PT tendo um projeto aqui para o Governo, uma candidatura do ministro ao Senado muito provavelmente iria para o palanque de Raquel.

Caminho

Outro cenário que mudaria aqui bastante seria o PL e o voto conservador que teria que escolher entre a governadora Raquel Lyra (pelo PT) e João Campos (pelo PSB). Este cenário atual poderia forçar o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro a ter uma candidatura a governador mesmo com uma disputa tão polarizada. Restaria saber quem iria para o sacrifício. 

Alinhamento

A notícia de uma provável filiação de Raquel Lyra ao PT foi divulgada no mesmo dia em que o prefeito João Campos se reuniu com o presidente Lula. Os dois trataram de diversos assuntos, mas um em especial com relação a comunicação do presidente. João Campos, é um verdadeiro pop star nas redes sociais e membros de sua equipe passaram a integrar a comunicação de Lula.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários