A mudança no tabuleiro político
Em se confirmando a ida da governadora Raquel Lyra para o PSD, partido de Gilberto Kassab, ela vira uma das prioridades nacionais da legenda para 2026 dentro de um partido que hoje faz parte e é importantíssimo para a base do presidente Lula. O convite feito pelo presidente nacional Gilberto Kassab ainda no ano passado e que aguarda resposta da governadora veio também com uma proposta.
No PSD, Raquel passaria a ser uma prioridade nacional o que faria com que o presidente Lula não subisse em nenhum palanque aqui em Pernambuco. Logo, em uma disputa com João Campos os dois teriam o direito de fazer campanha pela reeleição do petista e também nenhum poderia ter Lula pedindo votos diretamente.
Caberia então a João Campos, provável adversário de Raquel, ter em caso de apoio direto do PT (o que ainda não é consolidado) a defesa do partido de Lula ao seu nome. No entanto, hoje o prefeito não tem nem em sonho o apoio do partido ao seu projeto eleitoral. Nem mesmo na Câmara do Recife João Campos tem a legenda como declaradamente de sua base.
Indo para o PSD, Raquel passaria quase que automaticamente a ser a opção também do PT de Pernambuco. Mesmo com a legenda declarando que tem a intenção de disputar a Presidência da República em 2026, o projeto nacional do partido será mesmo em 2030 quando Lula não poderá mais disputar eleição. O que se comenta em Brasília é que o PSD está na briga pela indicação da vaga de vice de Lula o que seria um verdadeiro balde de água fria nos planos de João Campos.
Anúncio
A governadora Raquel Lyra anunciou o nome do promotor José Paulo Cavalcanti Xavier Filho como novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A chefe do Executivo estadual recebeu a lista tríplice enviada pelo MPPE com os nomes dos escolhidos em votação. O novo procurador-geral assumirá o cargo durante o biênio 2025-2027.
Paulista
O imbróglio sobre o salário de dezembro dos servidores do Paulista está longe de ser resolvido. De acordo com a nova gestão, a administração do ex-prefeito Yves Ribeiro não garantiu o recurso para pagamento da remuneração. A equipe, inclusive, está sem acesso à conta bancária do município, com previsão de ser viabilizado até esta quarta. Em reunião com representantes do Sindicato dos Servidores Municipais do Paulista (Sinsempa), a nova administração prometeu pagar o salário até sexta-feira.
Reajuste
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), enviou à Câmara Municipal, projetos de lei em regime de urgência que preveem reajustes salariais para diversas categorias. As propostas incluem o reajuste do piso salarial de professores, o adicional de insalubridade para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a regulamentação do piso salarial dos Agentes de Controle de Endemias (ACE) e ACS.
Anderson Luiz
O assessor especial do prefeito Rodrigo Pinheiro, Anderson Luiz, que comanda o Podemos em Caruaru, vem tendo o seu nome especulado para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026. O nome do auxiliar de Rodrigo Pinheiro vem sendo visto como forte para a disputa. A cidade de Caruaru não conta com nenhum representante na Alepe, atualmente.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
0 Comentários