Coluna do Blog do Silvinho - 26 de dezembro de 2024

Sem acordo firmado

Em entrevista na véspera de natal, o senador Humberto Costa disse que não há nada definido no PT com relação ao apoio para 2026. O petista disse ainda que não está descartada uma candidatura própria do partido ao Governo.

Humberto Costa sabe que o cenário para 2026 pode mudar muito e prefere esperar por essas mudanças para não tomar nenhuma decisão precipitada e sobre o calor do momento. No meio dos socialistas ninguém esconde o desejo de um apoio exclusivo de Lula a uma candidatura de João Campos em 2026, mas o próprio presidente tem dado sinais de que pretende ter aqui em sua terra natal dois palanques o apoiando.

Ainda existe uma possibilidade grande de mudança de partido da governadora Raquel Lyra que atualmente está no PSDB e tem caminho aberto para se filiar ao PSD que saiu fortíssimo na eleição municipal deste ano. o PSDB é uma legenda que  tem hoje um posicionamento muito claro que oposição ao Governo Lula mas que a própria governadora Raquel Lyra não concorda com essa linha como tem dito em diversas entrevistas neste final de ano.

Outro ponto que pode pesar nesta decisão apoio do PT é a posição do PSB na chapa presidencial. A legenda conseguirá manter Geraldo Alckmin como vice ou precisará ceder para um partido da base aliada? todos esses pontos precisam serem observados pelos atores pernambucanos, principalmente do PT, para tomarem a decisão correta e mais positiva para o crescimento do partido.

Simpatizante

Derrotado na eleição para a Câmara do Recife, Osmar Ricardo publicou um texto diante da possibilidade de que um dos vereadores da federação por parte do PV venham a assumir um cargo no Governo do Estado: vai manter oposição a Raquel Lyra e apoio a João Campos mesmo que volte a Câmara do Recife pelas mãos da tucana. A declaração do vereador foi vista mais como um aceno ao prefeito João Campos que deve confirmar a permanência do nome da pasta do Meio Ambiente que atualmente é ocupada por Oscar Barreto, irmão de Osmar.

Em risco

A vaga atualmente ocupada por Oscar Barreto deve ir para um aliado do senador Humberto Costa já que o outro espaço do PT já é ocupado por um aliado da senadora Teresa Leitão. Oscar faz parte de um aceno pessoal do atual gestor já que foi dissidência dentro do partido para apoiar o prefeito em sua primeira campanha no ano de 2020 e de Paulo Câmara ao Governo em 2018 (naquele ano o PT queria lançar Marília Arraes).

Jeito de João

O prefeito João Campos tem montado seu secretariado como uma forma de agradar a gregos e troianos. Na véspera de natal aconteceu a indicação de Carlos Andrade de Lima para um espaço então ocupado por Luciano Bivar na gestão. Andrade foi candidato ao senado em 2022 na chapa de Miguel Coelho que o indicou para o espaço.

Agenda

A governadora Raquel Lyra anuncia hoje o pagamento do segundo repasse do Programa Investe Escola. O recurso, destinado às unidades de ensino da rede pública estadual, deve beneficiar mais de mil escolas. Durante o evento, que será realizado no Palácio do Campo das Princesas, a chefe do Executivo estadual também fará o anúncio de importantes melhorias para a infraestrutura e o fortalecimento de ações pedagógicas.

Expectativa 

É grande a expectativa para o anúncio do secretariado do prefeito João Campos nos próximos dias. Segundo informações que chegaram ao nosso Blog, o prefeito vai confirmar o nome de um deputado estadual do PSB e assim vai abrir uma vaga na Alepe para Cayo Albino que é o próximo na fila de suplentes do PSB. Filho do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, o jovem deve reforçar a presença da cidade no legislativo estadual.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários