Coluna do Blog do Silvinho - 19 de outubro de 2024

Fora do jogo majoritário

O resultado das eleições municipais de 2024 serviu para colocar cada liderança em seu devido lugar e já podemos visualizar aos poucos um cenário para a eleição futura de 2026. Por exemplo, pode até ser que surja um nome pela via alternativa ao Governo de Pernambuco, mas nos quatro cantos do estado o que se comenta é que vamos ter a disputa entre a atual governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos. Ainda é muito cedo, por exemplo, para falar também da disputa pelo Senado, mas a eleição municipal colocou alguns nomes em evidência.

É o caso do ministro Silvio Costa Filho que conseguiu transformar o Republicanos em um partido gigante em Pernambuco. Verdade seja dita, a legenda só veio a ganhar corpo no estado depois que Silvio ainda como deputado federal assumiu o comando estadual da legenda.

Outro nome que vem ganhando evidência para o Senado é o do deputado federal Eduardo da Fonte. Sob o seu comando, o PP conseguiu participar de importantes disputas eleitorais na região metropolitana e cacifando o seu nome para a disputa pelo Senado em 2026. Os nomes tanto de Silvio Costa Filho quanto de Eduardo da Fonte já são lembrados para o Senado, bem como outras lideranças como é o caso de Humberto Costa, Fernando Dueire, Miguel Coelho, Anderson Ferreira.

Quem verdadeiramente saiu no prejuízo nesta eleição foi a ex-deputada federal Marília Arraes. Bem diferente de 2020, quando mesmo sem ter sido vitoriosa na disputa pela Prefeitura do Recife se tornou um dos principais nomes de oposição. Aliados no ano de 2022 não querem vê-la e já descartam qualquer aliança futura. Além disso, Marília abandonou o barco de alguns aliados durante a campanha. O preço disso pode estar bem claro e custar o espaço na chapa majoritária de 2026.

Restará apenas a Marília Arraes buscar uma vaga no legislativo, seja na Câmara Federal ou mesmo na Assembleia.

Decisivo

A expectativa sobre a primeira pesquisa sobre a corrida pela Prefeitura de Olinda é grande. No meio desta semana, a Simplex trouxe os números da corrida em Paulista onde Ramos lidera a disputa contra Junior Matuto.

Marcando presença

A governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause estarão hoje na cidade de Olinda onde participam de uma caminhada ao lado de Mirella Almeida. A tucana tem se dedicado em favor da eleição de Ramos em Paulista e Mirella em Olinda que são seus aliados. Tanto Matuto quanto Castello já receberam apoio de João Campos na eleição.

Olinda

Quem também participa de ato de campanha de Vinicius Castello hoje é a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann que vem reforçar o nome do petista na disputa pela Prefeitura de Olinda. A presença de Gleisi é um esforço para ampliar nomes do partido nos comandos das Prefeituras visando a eleição de 2026.

Prejuízo

Membros da direção municipal do Avante em Paulista, partido da vice de Matuto, Irmã Iolanda, abandonaram a candidatura do socialista. Ramos vem conquistando importantes apoios neste segundo turno e conseguindo se destacar na disputa em Paulista.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários