De olho na disputa em Paulista
O PSDB e o PSB disputam a última Prefeitura nas eleições municipais deste ano na cidade de Paulista para poder encerrar a matemática de quem conseguiu eleger mais aliados. Até o momento, a contagem é esta para os dois partidos: o PSB fez 31 prefeitos e disputa em Paulista o segundo turno com Junior Matuto. O PSDB também fez 31 prefeitos, sendo que um deles está sub judice aguardando decisão de Brasília para confirmar sua vitória (trata-se de Márcia Barreto, de Joaquim Nabuco), e está disputando a Prefeitura de Paulista com Ramos.
Comparado ao ano de 2020, houve um crescimento do PSDB e uma diminuição do PSB. O que já era esperado tendo em vista que Raquel Lyra venceu e assumiu o Governo de Pernambuco em 2022. O PSB tem suas razões de comemorar e muito às eleições municipais deste ano. Apesar de estar na oposição, conseguiu um número representativo de Prefeituras. O PSDB também tem muito o que comemorar. Cresceu mais do que muitos analistas diziam que ia crescer.
Ou seja, o jogo está bem posto e a disputa em Paulista vai desempatar o jogo. Seja para o PSDB com uma vitória de Ramos e da governadora Raquel Lyra. Seja para o PSB com uma vitória de Junior Matuto e do prefeito do Recife, João Campos.
Quem se sairá bem dessa disputa?
João ‘abraça’ Matuto e libera coordenador
A pedido do candidato do PSB em Paulista, Júnior Matuto, o prefeito reeleito do Recife, João Campos, designou Gustavo Melo, um dos seus principais coordenadores das vitoriosas campanhas de 2020/24, para reforçar o time de Matuto no segundo turno. Melo é bastante conhecido na cidade pois também trabalhou na campanha do mesmo candidato em 2012 e saiu vitorioso do pleito.
Fora dos planos
O sonho dos socialistas não se realizou. Uma disputa no segundo turno entre Rodrigo Pinheiro e Zé Queiroz. Não vamos esquecer que desde a convenção no início de agosto, o que se comentava em Caruaru era que João Campos reeleito, iria praticamente se mudar para a cidade e ajudar Zé Queiroz a derrotar a governadora na sua terra.
Frustrados
No entanto, o mito Zé Queiroz começou a cair de uma maneira ímpar em meados de setembro. Mesmo tendo juntado praticamente toda a oposição de Caruaru em torno de seu nome. Tony Gel e seu filho Tonynho Rodrigues chegaram a deixar o espaço ocupado no Governo Raquel Lyra para cumprir essa missão impossível em Caruaru. Não deu. Rodrigo que contou com o apoio e a bênção da governadora Raquel Lyra, venceu a eleição já no domingo passado antecipando a derrota que aconteceria com Zé Queiroz caso ele tivesse passado para o segundo turno.
Vitoriosa
Raquel Lyra obteve uma dupla vitória na cidade de Caruaru no último domingo. Além de participar ativamente da eleição de Rodrigo Pinheiro, Raquel foi a primeira a fazer o sucessor em uma eleição na cidade. Em 2004, Tony Gel não conseguiu eleger Ivania Porto e em 2016 Ze Queiroz não conseguiu eleger Jorge Gomes. Raquel segue fazendo história em Caruaru.
Enquanto isso
Vinicius Castello vai a Brasília onde será recebido pelo presidente Lula para tirar fotos e fazer vídeos para o segundo turno da campanha em Olinda. Os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão gostariam que Lula fosse até Olinda em um evento pedir votos para Vinicius. No entanto, a presença de Lula poderia mais atrapalhar do que ajudar tendo em vista que o petista está de olho nos votos de Izabel Urquisa que são decisivos no pleito.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
0 Comentários