Coluna do Blog do Silvinho - 22 de maio de 2024


Os rumos do PSDB e Solidariedade em Pernambuco com uma futura federação

O PSDB e o Solidariedade protagonizaram durante a campanha eleitoral de 2022 em Pernambuco uma disputa bastante acirrada entre a governadora Raquel Lyra e a candidata Marília Arraes que foi derrotada no segundo turno. Raquel sagrou-se vencedora. Agora, passado quase um ano e meio daquele fortíssimo embate político, as duas legendas caminham para a formação de uma federação visando o ano eleitoral de 2026. A federação deverá ser composta justamente com o Cidadania que já é uma legenda federada com o PSDB.

Agora, como ficará a situação aqui em Pernambuco tendo em vista que Marília Arraes, vice-presidente nacional do Solidariedade lidera uma campanha pela eleição de prefeitos e vereadores pelo estado, da mesma forma que o PSDB da governadora Raquel Lyra caminha para uma eleição de prefeitos e vereadores onde deve entrar na disputa majoritária em pelo menos cem municípios.

É difícil imaginar que Raquel e Marília estarão juntas na campanha de 2026. Logo, nos resta especular qual será o caminho que ambas irão trilhar. De Raquel Lyra já se comenta da possibilidade de disputar a reeleição em 2026 sem ser pelo PSDB tendo em vista que a legenda faz parte da oposição a Lula, enquanto Raquel caminha para um alinhamento com o petista já faz algum tempo. Logo, será bem mais fácil ver a governadora disputando por um partido que seja da base de apoio ao presidente Lula. Isso não significa que a futura federação esteja em um palanque que não o de Raquel.

Já Marília o que se comenta nos bastidores é que sua aproximação com o primo, o prefeito do Recife, João Campos, pode ser fruto de um retorno seu ao PSB. Logo, Marília chegaria para disputar um mandato eletivo de peso na eleição estadual que poderia até mesmo ser o senado. No entanto, dependeria de articulações futuras sobre a pré-candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco. A ex-deputada federal desperdiçou uma chance de ouro em 2022 quando poderia disputar a eleição para o Senado pelo PT.

Na época, Carlos Veras e Teresa Leitão eram pré-candidatos ao Senado pelo PT e ambos abriram mão da disputa para apoiar a indicação da então deputada federal Marília Arraes ao cargo. No entanto, Marília sonhava dia e noite com o Governo de Pernambuco e terminou convencida a disputar o comando estadual porque tinha em mente que com a eleição de Danilo Cabral para governador, os seus planos seriam adiados e ela teria que esperar a vez de João Campos encerrar para conseguir novamente o espaço que tinha em 2022, de disputar o comando do Estado. Marília deixou o PT, se filiou ao Solidariedade e o restante da história todo mundo já sabe.

Amupe

A tradicional reunião entre deputados federais, estaduais e prefeitos e prefeitas organizada pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) aconteceu nesta terça-feira, 21 de maio, em Brasília. Na oportunidade, os gestores solicitaram aos parlamentares apoios de diversas frentes na pauta municipalista, a exemplo da Proposta de Emenda à Constituição 66/2024, conhecida como a PEC da desoneração. A prefeita de Surubim e 1ª tesoureira da Amupe, Ana Célia coordenou os trabalhos.

Liderança

O prefeito de Palmares Junior de Beto agradeceu em sua passagem por Brasília os R$ 16 milhões enviados pelo deputado federal Lula da Fonte para a cidade. “É muito importante o trabalho que temos feito juntos, eu aqui em Brasília e o prefeito em Palmares. A gestão de Júnior de Beto é a melhor da história da cidade e ao longo do tempo vai se transformando para melhorar ainda mais” disse o parlamentar.

Audiência

Com o tema: “Tabagismo e Cigarros Eletrônicos em Pernambuco: Uma discussão sobre as doenças pulmonares e saúde pública”, a Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove nesta quarta-feira (22/05), às 11h15, no Plenarinho I da Alepe, uma Audiência Pública para discutir sobre doenças pulmonares e saúde pública a partir dos impactos causados pelo uso do Tabaco e Cigarros Eletrônicos.

Discussão

A deputada estadual Dani Portela criticou em mensagem vazada no whatsapp a presença de membros do PSOL no ato de apoio à pré-candidatura de Tulio Gadelha à Prefeitura do Recife. Dani disse ainda que a postulação do parlamentar que faz parte da Rede que é federada com o PSOL é uma postura machista e misógina.

No PSDB 

O vice-prefeito e pré-candidato a prefeito de Belém de Maria, Beto do Sargento, obteve ontem uma decisão favorável. A Justiça Eleitoral confirmou a filiação de Beto que era do PSB, ao PSDB da governadora Raquel Lyra. Em Belém de Maria a chapa majoritária da situação será composta com o PT que vai indicar a vice.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários