Coluna do Blog do Silvinho - 09 de maio de 2024

 

João Paulo e a ansiedade do PSB 

O deputado estadual João Paulo (PT) concedeu uma entrevista ontem a Rádio Jornal e criticou o fato de o PSB querer antecipar a disputa eleitoral pelo Governo de Pernambuco em 2026. Segundo palavras do parlamentar, o PSB está com ânsia de voltar ao comando do governo e isso estaria justificando algumas ações do partido na Assembleia Legislativa. As declarações de João Paulo não são nem de apoio a governadora Raquel Lyra e também não é de oposição, mas de garantir a ela, a governabilidade.

Tanto o deputado João Paulo quanto o PT em si já lutaram para que o partido tivesse um nome da legenda disputando o Governo de Pernambuco, mas se viram sem saída nos últimos anos. Em 2018, o nome forte da legenda era o da deputada Marília Arraes que não conseguiu viabilizar o seu nome. Mas no ano de 2006, a bola da vez era João Paulo mas o senador Humberto Costa foi escolhido pela legenda para disputar. Muitos acreditam que se naquele ano João Paulo que era prefeito do Recife e tinha mais de 80% de aprovação na capital tivesse renunciado a Prefeitura e disputado o governo contra Mendonça Filho e Eduardo Campos, a história teria sido outra.

Agora, o cenário atual e a conjuntura está dando ao PT a chance de reescrever sua história novamente. A prioridade da legenda hoje é de fazer Humberto Costa o nome para o Governo do Estado em 2026 mas existem dois problemas neste caminho: o primeiro chama-se João Campos que é o atual prefeito do Recife, pré-candidato à reeleição e muito provavelmente postulante ao comando do executivo estadual. O segundo é a própria governadora Raquel Lyra que segundo apostam irá montar palanque para Lula em Pernambuco na próxima eleição presidencial. Humberto seria a terceira via.

Caso tudo dê certo para o PT, Humberto Costa poderá novamente disputar o Governo de Pernambuco com o apoio do presidente Lula e de diversas figuras políticas da antiga Frente Popular como é o caso do ex-governadora Paulo Câmara que hoje preside o BNB e o ex-deputado Danilo Cabral que está à frente da Sudene. Os dois inclusive estão prestes a se filiarem à legenda. Caso os planos não saiam como se  deseja, Humberto é o nome do partido para a reeleição ao Senado e quem quiser ter às bênçãos de Lula ao Governo de Pernambuco precisam oferecer esta vaga ao partido do presidente que não vai abrir mão de maneira nenhuma.

Mas, até mesmo pela insistência do PT em indicar o vice de João Campos e a forma como a legenda vem se expandindo em Pernambuco, a prioridade do PT é realmente entrar com tudo na disputa pelo Governo.

Esperando João Campos

Segundo o deputado estadual João Paulo, o PT não vai lançar nenhum nome para a Prefeitura do Recife e espera ocupar a vaga de vice do prefeito João Campos (PSB) que disputará a reeleição. No entanto, a mesma vaga está sendo disputada pelo MDB e Republicanos e muito provavelmente pelo União Brasil.

Apoio

"É só questão de tempo" disse uma fonte ao Blog para que o deputado federal Mendonça Filho (UB) anuncie apoio à reeleição do prefeito João Campos. Presidente do partido no Recife, Mendonça não anunciou qual será o caminho da legenda na capital. Mas de acordo com informações de bastidores, Mendonça tem conversado com o prefeito socialista.

Descartado

O fato de Mendonça apoiar João Campos se deve a antigas divergências políticas com os dois principais nomes da oposição: Gilson Machado Neto e Daniel Coelho. Em 2020, Gilson Machado articulou o apoio do então presidente Jair Bolsonaro para a delegada Patrícia Domingos o que acabou tirando Mendonça do segundo turno naquela eleição. O palanque, na época, estava sob a coordenação de Daniel Coelho.

Prestígio

O deputado Joãozinho Tenório (PRD) que anda com o prestígio em alta com a governadora Raquel Lyra (PSDB), anunciou em suas redes sociais ao lado da gestora a ida da tucana para a cidade de São Joaquim do Monte na próxima sexta-feira onde ela vai inaugurar o pórtico de Frei Damião. Raquel e Joãozinho são dois fortes cabos eleitorais do prefeito Duguinha Lins que é o favorito nas eleições municipais deste ano.

Pé-de-Meia

A governadora Raquel Lyra e o ministro da Educação, Camilo Santana, lançam, nesta quinta-feira, o programa Pé-de-Meia em Pernambuco. A iniciativa do governo federal foi anunciada no início deste ano e conta com 170 mil estudantes pernambucanos aptos a receber bolsas de incentivo. Para isso, é preciso estar matriculado, manter a frequência das aulas e concluir o ensino médio na rede pública de ensino. A adesão do Estado ao programa financeiro-educacional será formalizada em cerimônia, realizada às 9h30, no auditório da Arena Pernambuco.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whastapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários