Coluna do Blog do Silvinho - 30 de abril de 2024


Cada vez mais complicada a situação do PL com Raquel

O Partido Liberal que é comandado em Pernambuco pelo ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, foi o grande responsável pela rejeição do parecer sobre o fim das faixas salariais. A declaração inclusive foi dada por Joel da Harpa, deputado estadual do partido. Segundo informações, caso os deputados estaduais decidam por aprovarem da forma como passou ontem na CCLJ, o caminho deve ser realmente recorrer ao STF que já deu inúmeros pareceres favoráveis a projetos de iguais natureza. Justamente para não desequilibrar a saúde financeira dos estados.

A forma como o PL agiu que garantiu a aprovação da emenda da deputada Gleide Ângelo (PSB) foi aprovado com o voto do coronel Alberto Feitosa que entrou na comissão em substituição ao deputado Renato Antunes que voto com a gestão tucana. A aprovação da emenda foi uma forma de "jogar para o público" e se saírem, ainda que com as excelentes justificativas da deputada Débora Almeida (PSDB) em seu parecer que foram defendidas com uma justificativa também bastante plausível do deputado estadual Luciano Duque (SD). Ambos, já foram prefeitos e sabem muito bem que existe uma LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) que precisa ser cumprida ou o gestor passará a ser responsabilizado.

Mas, o jogar para a plateia é sempre um ótimo caminho para quem quer fazer o jogo político. E este o caminho que está sendo tomado por deputados do PL não apenas nesta votação das faixas salariais mas em tantas outras ações e atitudes. Mesmo com o partido ocupando o Detran no Governo de Pernambuco e tendo uma atitude de oposição na Alepe. Aliás: todos os que votaram a favor do parecer da deputada estadual Gleide Ângelo nunca exerceram nenhum mandato no executivo e nunca receberam pressão de nenhuma categoria de servidor público. Logo, apoiar é sempre o melhor caminho. Uma tarefa fácil para quem é oposição e bem difícil para quem é governo e precisa agir com a razão.

É aguardar os próximos passos dessa novela das faixas salariais e como se dará a relação do PL com o Governo Raquel Lyra.

Defesa dos municípios

Tanto a deputada Débora Almeida quanto o deputado Luciano Duque defenderam o parecer lembrando a responsabilidade do gestor para com a economia e a gestão. Duque fez questão de lembrar que as faixas salarias criadas na época da gestão do PSB foi uma forma de garantir uma saúde financeira do estado. Apesar disso, o PSB com os deputados Rodrigo Farias, Sileno Guedes e Waldemar Borges votaram a favor do parecer da também socialista Gleide Ângelo.

Túnel do tempo

O deputado Waldemar Borges, do PSB, votou no ano de 2017, a favor da criação das faixas salariais em um projeto apresentado pelo governador Paulo Câmara do PSB. Na época, o PSB defendia que o projeto tinha como justificativa “fazer um grande esforço financeiro para os cofres estaduais”. Agora, na oposição, o partido votou pelo fim das faixas e de um jeito que prejudicará a economia de Pernambuco. Só que agora, o PSB está na oposição.

Palavra da governadora

“A gente tem investido, somente nesse projeto, R$ 1,8 bilhão, já garantido. Esse dinheiro não está depositado em conta, vai acontecer ano a ano. Portanto, o que tenho falado é que a gente precisa garantir que o texto original possa voltar a permitir que seja exequível o projeto de lei e, com isso, a gente garanta a reestruturação da carreira e o aumento que está sendo projetado no próximo triênio, incluindo este ano, para as categorias”, explicou a governadora Raquel Lyra sobre o projeto do fim das faixas salariais.

Transnordestina

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destaca um importante passo para a construção do trecho Salgueiro (PE) - Complexo de Suape (PE) da Transnordestina. “O presidente Lula assumiu compromisso com o povo pernambucano de que concluiria essa obra fundamental para o desenvolvimento do Nordeste" ressaltou Danilo.

Aprovação

Ainda ontem, algumas pessoas da política atentas e leitoras da coluna, lembraram que a gestão do prefeito Sivaldo Albino de acordo com às últimas pesquisas está mais próxima da casa dos 80%. O atual gestor de Garanhuns conta com uma frente ampla na cidade.

Agenda

A governadora Raquel Lyra participa hoje da entrega da Medalha Tiradentes – Medalha do Mérito Policial Civil. O evento acontece na Escola Judicial de Pernambuco - ESMAPE. 


Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
 


Postar um comentário

0 Comentários