Coluna do Blog do Silvinho - 23 de abril de 2024

Tá na hora ou ainda é cedo?

O comentário em todo o estado e até mesmo nas disputas políticas das cidades é sobre 2026 sem ter ainda acontecido o 2024. O clima de polarização que tomou conta entre a governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos é crescente o que faz parecer que a eleição estadual está ainda mais perto. Mas, é muito cedo para se falar em 2026 quando ainda não passamos nem pela metade do mandato da governadora Raquel Lyra e muito menos  chegamos às eleições municipais.

Para tomar como parâmetro basta olharmos para o Recife de 2022 e o Recife de 2024. No ano de 2022, o grupo do prefeito João Campos sofreu uma derrota acachapante na cidade o que causou uma reação praticamente imediata no gestor de investir pesado em sua gestão e conseguir reverter o clima eleitoral que já colocava inclusive a vice-governadora Priscila Krause como provável nome palaciano para a disputa que poderia fazer com que João Campos não se reelegesse.

Passaram-se os dois anos e hoje João Campos lidera todas às pesquisas de intenção de votos e tem uma aprovação recorde na cidade do Recife. No entanto, sua aprovação repercute positivamente nas cidades vizinhas e pode interferir nas eleições das cidades circunvizinhas.  No entanto, a hipótese de uma provável disputa entre Raquel Lyra e João Campos pelo governo em 2026, mesmo ainda tendo dois anos pela frente beneficiaria a quem sabendo que tal qual o cenário se modificou de 22 pra cá, não poderia se modificar até 26?

É muito cedo, mas para João não. Está mais do que na hora de já ir aos poucos colocando a possibilidade de ter seu nome à disposição para 2026. O mesmo ocorreu tanto com Raquel Lyra em Caruaru, quanto com Anderson Ferreira em Jaboatão e Miguel Coelho em Petrolina em plena campanha eleitoral de reeleição. Ambos sempre negavam a possibilidade dizendo que não era hora de se discutir sucessão estadual. Por incrível que pareça é a mesma justificativa dada por João. "Não existe disputa em curso para 2026".

No entanto, por se tratar do prefeito do Recife é lógico que a repercussão tende a ser maior da possibilidade e implica diretamente em um destaque maior para quem vai ser escolhido para a vaga de vice. Afinal, é quem vai conduzir praticamente 75% do mandato.

Cenários futuros

Para a governadora Raquel Lyra que ainda não chegou nem na metade do seu mandato, ainda é muito cedo para antecipar um debate que ainda está no campo da possibilidade de acontecer em 2026. Além de estar longe, tem muitos frutos a serem colhidos de ações que estão sendo autorizadas agora.

Investindo

O PDT anunciou o nome do ex-secretário Francisco Padilha para disputar a Prefeitura de Paulista pela legenda. Padilha disputou a Prefeitura da cidade pelo PSB em 2020 e conseguiu levar a disputa para o segundo turno contra o atual prefeito Yves Ribeiro.

Bronca pesada

O TCE,  julgará contas da gestão Marinaldo Rosendo, atual prefeito de Timbaúba.   Endividamento do município em mais de 30 milhões de reais,  não repassar para a previdência a contribuição descontada em contracheques, são  apenas dois dos diversas desmandos administrativos, identificadas pela auditoria do tribunal.

Destaque

O deputado federal Pedro Campos tem se movimentado no sentido de mobilizar a juventude para tirar o título de eleitor. O prazo se encerra no próximo dia 08 de maio. O parlamentar esteve reunido com o presidente do TSE, Alexandre de Moraes e com o presidente do TRE Adalberto de Oliveira Melo.

Liderança

O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, vem demonstrando uma liderança incontestável na cidade e região. Sua gestão no município de Araripina a qual está no oitavo ano é aprovada por mais de 70% da população o que dá ao prefeito o título de principal cabo eleitoral neste ano de 2024 nas eleições municipais. Além disso, Pimentel vem imprimindo uma marca de anúncios e entregas nesta reta final de mandato.


Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários