Coluna do Blog do Silvinho - 02 de maio de 2024


O recado de Raquel Lyra

Existe uma máxima na política que não é de hoje. "Quem ganha, governa. Quem perde, fiscaliza". E quem governa, tem a responsabilidade de debater e defender o governo dentro daquilo que acredita. E quem não concorda com a forma como vem sendo conduzido simplesmente deixa e parte para o outro lado que é o da oposição. Logo, não é de se estranhar a atitude da governadora Raquel Lyra ao exonerar algumas pessoas ligadas a deputados do PL que se organizaram mesmo sendo governo para combater o próprio governo dentro da Assembleia Legislativa. Foi o caso do deputado federal Coronel Meira, dos deputados estaduais Joel da Harpa e Abimael Santos. A única exceção neste grupo é de fato o coronel Alberto Feitosa que nunca se aliou em momento nenhum com a gestão de Raquel e desde o primeiro momento tomou uma posição de independência e que em maioria das vezes, contra o governo.

Mas, os demais não. Eles sempre ocuparam espaços na gestão de Raquel Lyra mas achavam que poderiam agir como oposição e continuar participando da gestão. Não dá para fazer as duas coisas. Ou se é governo, ou se é oposição. Ou se aceitar a frivolidade de alguns passar a imagem de ser paciente até demais com certas atitudes. Ao exonerar essas pessoas, Raquel agiu dentro da lei (que lhe dá o direito de nomear e exonerar na hora que bem entender) e politicamente correto. Agora, se os deputados quiserem fazer o papel de oposição terão o tempo e o direito para isto.

O mesmo cabe também para o ex-deputado Raul Henry (primeiro suplente de deputado federal do MDB) que teve um aliado seu exonerado do governo. O MDB decidiu seguir com a reeleição de João Campos e agora chegou a conta para Raul que fez campanha pelo apoio ao prefeito. Quando se toma uma posição na política é sempre bom saber dos efeitos que surgem dela. Ao exonerar aliados do PL, Raquel abre espaço para o PP do deputado federal Eduardo da Fonte que tem tido uma fidelidade cega a governadora Raquel Lyra e também abre espaço para conversas com o PT do presidente Lula que embora tenha tomado decisão de oposição a Raquel, está sendo tratado como aliado.

A governadora sabe bem com quem pode contar. E são aliados nos mais diversos partidos. Da mesma forma ela está sabendo com quem não pode contar, ainda que partidos da base.

Agenda

Cumprindo agenda no município de Caruaru, no Agreste, hoje, a governadora Raquel Lyra participa,  do Feirão de Empregos. Logo após, a gestora inaugura a terceira Casa do Trabalhador do país e o Centro de Qualificação Profissional da Mulher, localizados no Centro do município.

Pedido antecipado

O presidente Lula participou ontem das comemorações do dia 1 de maio e usou o espaço para fazer campanha eleitoral antecipada pedindo votos para o seu pré-candidato em São Paulo, Guilherme Boulos. A ação de Lula movimentou os adversários do psolista que já anunciaram que vão acionar a justiça eleitoral.

Homenagem

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro e a governadora Raquel Lyra foram homenageados no 15º Prêmio da Música Pernambucana, durante solenidade ocorrida na última terça-feira, no Teatro Santa Isabel, no Recife. Os gestores municipal e estadual receberam a premiação ao lado do presidente da Fundação de Cultura de Caruaru (FCC), Hérlon Cavalcanti.

Prestígio

O prefeito de Panelas, Ruben Lima, deu uma demonstração de prestígio ao juntar na cidade políticos e lideranças das mais diversas ideologias no festival de jericos na cidade. O evento que é tradicional no agreste reuniu milhares de turistas na cidade.

Aniversário

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes está organizando uma grande festa no dia 04 de maio para comemorar os 431 anos. Entre outras atrações musicais, Mano Walter vai abrilhantar a noite dos festejos. 


Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários