Coluna do Blog do Silvinho - 19 de abril de 2024

O fator PT

O PT do Recife deixou bem claro em nota , que a condução da escolha do vice ficará a cargo do prefeito João Campos e do presidente Lula. "Decidimos que o Presidente Lula é o nosso maior condutor junto ao prefeito João Campos para a definição dessa aliança". Isso não é tanto novidade tendo em vista que a imprensa nacional já deixou claro que quem vai comandar pessoalmente como se dará a aliança no Recife e no Rio de Janeiro é o presidente Lula.

O PT do Recife espera com atenção os desdobramentos mas não vai aguentar calado esperando que caia do céu a vaga de vice. Até porque a própria militância não está satisfeita internamente com a forma com que João Campos tem tratado o espaço do partido na chapa. Isso pode levar a uma crescente de votos em um nome da oposição, no caso Dani Portela que ainda não teve seu nome oficializado.

Todos sabem que o eleitorado recifense que deu a vitória a João em 2020 foi o de direita, em especial quem optou por votar em Mendonça Filho no primeiro turno e isso já foi captado pelo prefeito. Para ele inclusive seria bem melhor que ficasse a seu cargo a escolha do vice. Mas, o caso de João e de Eduardo Paes é que estão pensando em 2026 e não apenas em 2024. Se o projeto de ambos fosse apenas para o ano de 2024 estaria resolvido. 

A quem entregar a Prefeitura depois de um ano e quatro meses? Esse assunto deverá ser explorado bastante na tv e pode ser que o nome venha a pesar na chapa e atrapalhar todo um trabalho que vem sendo construído. É justamente esse discurso que João adotará para convencer Lula de que será ótimo ter o PT na aliança mas não necessariamente na chapa majoritária.

Saída

O PT poderia lançar uma pré-candidatura a prefeito na cidade mas perdeu o tempo para isso. Além disso, existe hoje uma federação com os partidos PC do B e PV que está composta de aliados do prefeito João Campos e talvez não topem a ideia. 

Defesa

Enquanto o deputado Clodoaldo Magalhães defendeu que o vice saia da federação (PT-PC do B-PV) tem quem pense o contrário. Um observador da política chegou a dizer que caso o vice seja mesmo do PT, o projeto de João Campos para 2026 será adiado para 2030. "João não vai entregar a Prefeitura ao PT e se aventurar" disse.

Lançamento

Hildo Hacker lança hoje sua pré-candidatura a Prefeitura de Tamandaré onde é o favorito para vencer o pleito. Ontem, ele recebeu o apoio do Solidariedade e segue firme na disputa para retomar o comando do executivo. Quando encerrou sem mandato em 2016, Hildo tinha a aprovação de mais de 70% da população.

Olho em Caruaru

O PT não está observando apenas o Recife, mas também Caruaru. Em especial a pré-candidatura a prefeito de José Queiroz. O fato do ex-deputado alimentar a esperança de ter o ex-deputado Erick Lessa como vice não é bem digerido pelos petistas que já apresentaram o nome do vice-presidente da legenda como opção para Queiroz.

Retorno

O prefeito Noé Magalhães voltou ao comando da Prefeitura de Água Preta após a concessão de habeas corpus pelo Superior Tribunal de Justiça. Noé estava afastado da Prefeitura desde o mês de novembro de 2023.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial


Postar um comentário

0 Comentários