Coluna Política da Mata Sul - 24 de março de 2024

 Dona Graça e Rinaldo Barros juntos em Catende

Toda campanha política ano a ano traz consigo uma surpresa. Seja em uma cidade, seja em outra. Desta vez, o responsável pela surpresa política na mata sul pelo menos até o momento é o município de Catende com a união entre duas forças políticas que eram até recentemente antagônicas.

De um lado, a prefeita dona Graça que vai buscar um novo mandato na cidade para o qual ela já era a favorita tendo em vista o resultado das últimas eleições na cidade e do outro, o advogado Rinaldo Barros que irá compor a chapa como vice. O que tem de surpresa nisto? os dois travaram uma verdadeira guerra política na cidade durante a eleição de 2020, quando Graça venceu Rinaldo.

Desde então, se esperava que neste ano tivéssemos uma revanche para ver quem seria o vencedor. Mas, não aconteceu e nem vai acontecer neste ano de 2024. Rinaldo Barros será vice de dona Graça e vai disputar com ela a reeleição. Já daqui a quatro anos, dona Graça não poderá mais disputar um novo mandato e Rinaldo na condição de vice se torna automaticamente um nome para a sua sucessão.

O fato chamou a atenção em toda a classe política da mata sul e principalmente na cidade de Catende. Os dois tiveram uma votação expressiva no ano de 2020: mais de 70%. Isso torna a chapa amplamente favorita para vencer o pleito eleitoral.

Rinaldo está sem mandato político desde o ano de 2016 quando não disputou a reeleição e se preparando para disputar a Prefeitura em 2020. Agora, ele volta ao cenário político da cidade e em grande estilo e promete mexer com o tabuleiro eleitoral de Catende. A oficialização desta união acontece na próxima terça-feira.

Outra chance?

O ex-prefeito João Baleia está colocando o nome novamente na disputa pela Prefeitura de São José da Coroa Grande depois da administração de sua esposa , Elianai, na cidade. O fato é que Baleia não foi aprovado nas gestões em que esteve participando nos últimos anos. Em Barreiros, o grupo venceu a eleição em 2016 e foi derrotado em 2020. Em São José da Coroa Grande sua esposa Elianai sequer disputou a reeleição.

Nelsinho e Pel Lages

O prefeito de São José da Coroa Grande escolheu e anunciou o nome de Nelsinho para concorrer a Prefeitura da cidade pelo seu grupo político. Pel que já foi reeleito vai brigar para fazer o seu sucessor. Uma tarefa que não será fácil tendo em vista.

PP expandido

O deputado federal Eduardo da Fonte continua com a tarefa de expandir o seu partido, o progressistas, em Pernambuco. Na última sexta-feira o parlamentar assinou a ficha de filiação do presidente da Câmara e pré-candidato a prefeito Alexandre Neto e seu grupo político. O PP tem forte inserção na mata sul pernambucana e também no agreste.

Direitos políticos suspensos

O ex-prefeito de Amaraji, Jânio Gouveia, teve mais uma condenação para o seu currículo na Justiça Federal. Dessa vez com dolo que é quando se tem a intenção de praticar um delito. Agora, Jânio continua (até porque já está) inelegível e sem poder votar na filha que vem sofrendo dificuldades para ser reeleita na cidade.

Republicanos

O ex-prefeito Otacílio Cordeiro se filiou ao Republicanos do ministro Silvio Costa Filho e vai disputar novamente a Prefeitura de Catende. Otacílio é presença marcante na cidade desde os anos de 1996 quando foi eleito pela primeira vez. Depois, retornou ao comando da cidade no ano de 2008 e foi reeleito em 2012.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários