Coluna do Blog do Silvinho - 24 de abril de 2024

Deputados estaduais de olho nas Prefeituras

A Assembleia Legislativa de Pernambuco pode sofrer mudanças significativas a partir de 2025 após a eleição municipal. É que alguns parlamentares já estão em plena pré-campanha pelo comando de algumas prefeituras pelo estado a fora. Um exemplo é o deputado Cleber Chaparral (União Brasil) que é pré-candidato a prefeito em Surubim e lidera até o momento às pesquisas de opinião de votos por lá. Caso o deputado seja mesmo eleito prefeito, quem assume em seu lugar de forma definitiva é o deputado estadual Edson Vieira que está assumindo atualmente durante a licença de Antonio Coelho que assumiu a pasta do Turismo no Recife.

Outro nome que é ventilado como possível pré-candidata é Gleide Ângelo (PSB) na cidade de Olinda. O nome da parlamentar passou a ser figurado como provável após a sua recente mudança de domicílio do Recife para a cidade de Olinda. Gleide já foi majoritária na cidade no ano de 2018 e em 2022 foi bem votada por lá. Caso ela seja candidata a prefeita e obtenha sucesso, Davi Muniz (que atualmente deixou o PSB pelo PSD) assume o mandato de deputado estadual. Em caso do parlamentar abrir mão tendo em vista que o mesmo é pré-candidato à reeleição no Recife, quem assumiria a vaga seria Junior Matuto (ou caso este vença em Paulista), Cayo Albino. 

O deputado estadual Luciano Duque (SD) já colocou seu nome à disposição para enfrentar a disputa pelo comando de Serra Talhada. No entanto, o parlamentar espera pelo posicionamento da deputada Marília Arraes a quem Duque sempre foi leal desde o ano de 2017 quando praticamente a lançou para governadora de Pernambuco, mas que hoje sente enormes dificuldades para obter legenda no município sertanejo. Caso Duque obtenha a legenda e tenha sucesso na disputa em Serra Talhada, Wanderson Florêncio retornaria a Alepe.

Além de Luciano Duque, o deputado estadual Lula Cabral que está filiado ao Solidariedade também vai disputar uma vaga no executivo. A vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, anunciou o seu nome para disputar a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho onde Lula lidera todas às pesquisas de intenções de votos divulgadas até o momento. Por lá, Lula deve enfrentar seu ex-aliado Keko do Armazém a quem já enfrentou nas urnas ano de 2020.

Quem também está de olho em deixar o legislativo pelo executivo é o deputado Izaias Régis (PSDB) que vai tentar voltar ao comando de Garanhuns. No entanto, o ex-prefeito que liderava às pesquisas até o ano passado, assiste a um banho dado pelo prefeito Sivaldo Albino (PSB) em qualquer levantamento feito e divulgado no município. Numericamente, Sivaldo já aparece com mais da metade das intenções de votos. Caso acontecesse uma verdadeira reviravolta na cidade e Izaias viesse a ser eleito quem assumiria seu lugar na Alepe seria Lucinha Mota (que assumiu recentemente o mandato de vereadora de Petrolina) ou Jadson Caetano (de Escada). Jadson é pré-candidato a prefeito na cidade de Escada.

Pode entrar

Quem também pode entrar na disputa é a deputada Dani Portela (PSOL) que é líder da oposição na Alepe. A parlamentar deverá disputar pela federação que é composta além do PSOL, o partido REDE. Quem disputa a indicação com ela, é o deputado federal Túlio Gadelha que já está em pré-campanha pela cidade.

Sem futuro

O deputado Joel da Harpa (PL) ainda ensaiou uma pré-candidatura a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho mas não vingou. O parlamentar descobriu uma velha regra eleitoral que deixa os prováveis candidatos sem chances de se elegerem que é a inelegibilidade por falta de votos.

Não vai

Embora também tenha ensaiado uma pré-candidatura a Prefeitura de Moreno, o deputado estadual Nino de Enoque abriu mão para continuar despachando da Assembleia Legislativa. Indicou o seu filho, Heitor, e tentará elegê-lo numa eleição que não será nada fácil.

Alberto Feitosa

Um dos campeões de votos na última eleição para deputado estadual, o Coronel Alberto Feitosa (PL) teve o seu nome lembrado para concorrer em Olinda e em Paulista. No entanto, o parlamentar preferiu continuar se dedicando a seu projeto de defensor do bolsonarismo em Pernambuco e também na defesa da classe policial e deve trabalhar seu nome para a Câmara Federal em 2026.

Acabando com às especulações

Tão logo foi anunciado o apoio do PP a pré-candidatura de Daniel Coelho no Recife, uma notícia passou a circular no meio político sobre a cidade de Jaboatão dos Guararapes. O PSD poderia deixar a base do prefeito Mano Medeiros e ingressar no palanque da deputada Clarissa Tércio. A notícia foi rechaçada pela direção local na cidade, mas a confirmação de que o PSD fica na base de Mano Medeiros veio ontem com o aval do ministro André de Paula o que acabou com qualquer especulação de mudança de rota do partido na cidade.


Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários