Coluna do Blog do Silvinho - 29 de março de 2024

 

A conversa entre Lula e João Campos

Ainda sem uma definição do prefeito João Campos com relação a vaga de vice em sua chapa, o presidente Lula estará em Pernambuco na próxima semana. O prefeito do Recife irá participar da agenda presidencial mas não se sabe ainda se terá a oportunidade para falar justamente da parte eleitoral. O PT está ansioso pela decisão de ficar com a vaga e assim indicar um filiado seu para compor com o socialista. Dois nomes estão para serem escolhidos: o deputado federal Carlos Veras e o assessor Mozart Sales.

Lula chega a Pernambuco em que o PT nacional decidiu que será ele o responsável para convencer dois prefeitos que estão bem posicionados nas pesquisas, mas que resistem em ceder a vice ao partido: Eduardo Paes no Rio de Janeiro e João Campos no Recife. O fato é de conhecimento de todos. Eduardo Paes já deixou claro que vai passar apenas 1 ano e 3 meses no mandato e que em 2026 vai disputar o mandato de governador.  Quanto a João existe essa possibilidade, mas que ainda não é publicamente assumida até porque o prefeito precisa observar como a política será conduzida aqui em Pernambuco.

O cenário hoje é muito favorável a que haja um João 2026, mas o mesmo não se pode dizer que daqui a dois anos esteja desta forma. Lula já conversou com lideranças petistas de Pernambuco e pediu que nenhuma decisão fosse tomada sem antes ele ter uma conversa com o prefeito. O presidente pensa mais no cenário de 2026 (quando tentará a reeleição) do que agora em 2024. João Campos também sabe que precisará muito mais de Lula em 2026 do que agora em 2024. 

Logo, a tão aguardada conversa entre ambos para decidirem sobre o Recife deve ser o sinal de como a aliança deverá se destinar em Pernambuco. O PSB estaria disposto a em troca de um apoio para uma futura campanha em 2026 para o Governo de Pernambuco, entregar a Prefeitura do Recife ao PT?

Com Simão Durando

O PDT anunciou apoio ontem à reeleição do prefeito Simão Durando na cidade de Petrolina. A confirmação do apoio foi feita pelo ex-deputado federal Wolney Queiroz que preside a legenda em Pernambuco e contou com a presença não só de Simão Durando como também do deputado federal Fernando Filho.

Protesto em Itambé

O PT de Pernambuco retirou de Manuella Mattos o direito de disputar a Prefeitura da cidade e o fato dividiu a legenda em Pernambuco. Parte dos petistas emitiram uma nota de apoio e criticando a direção estadual da legenda por defenderem a pré-candidatura do PV na cidade. Uma das figuras petistas que assinou o manifesto em favor de Manuella foi a senadora Teresa Leitão.

Repercussão

Repercutiu positivamente a pesquisa realizada pelo Instituto DataTrends na cidade de Xexéu. O levantamento apontou o amplo favoritismo do atual prefeito da cidade, Thiago de Miel que daria um banho nos adversários seja quem fosse. A gestão do prefeito é apoiada hoje por mais de 80% da população.

Garanhuns

O Ministério de Trabalho e Emprego divulgou o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do mês de fevereiro de 2024, e mais uma vez Garanhuns tem saldo positivo. Foram 237 vagas criadas, saldo positivo que resultou de 1.133 admissões e 896 desligamentos. O prefeito Sivaldo Albino comemorou os números positivos que fizeram de Garanhuns a cidade que mais gera emprego no interior de Pernambuco.

Ipojuca

O presidente da Câmara de Ipojuca, Deoclécio Lira, declarou apoio à candidatura de Carlos Santana a prefeito do município. Com a adesão, a oposição ipojucana se fortalece e mostra que está unida em projeto de mudança na cidade. O nome de Carlos Santana vem crescendo a cada dia como opção viável no meio oposicionista de Ipojuca.

Feliz Páscoa

O nosso Blog deseja uma feliz páscoa a todos os nossos leitores e uma vivência bastante fervorosa do tríduo pascal. Voltaremos com a nossa coluna na próxima segunda-feira.


Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 982814782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários