Coluna do Blog do Silvinho - 23 de março de 2024

 

Luciana Santos vai topar disputar a Prefeitura de Olinda?

Com a incerteza da ministra Luciana Santos sobre se deixa o Ministério ou não para disputar a Prefeitura de Olinda, o PT que faz parte da federação junto com o PC do B e PV já se adiantou no município. Na semana passada, o partido confirmou o nome de Vini Castello para concorrer a Prefeitura da cidade. Embora seja um nome de respaldo na cidade ele não é competitivo como seria o de Luciana. Mas já é uma oportunidade para que o PT consiga ampliar ainda mais sua presença na região metropolitana.

No início do ano, o nome de Luciana Santos ganhou o mundo das especulações quando fazendo parte da realidade depois que foi notícia de que sua vaga estava na tratativa do presidente Lula para mudança de Ministério a partir de abril. No entanto, em meio a tantas tratativas com relação ao pleito eleitoral e principalmente de filiação e organização do partido, a ministra não se movimentou na cidade. O que deixa uma interrogação sobre seu projeto de voltar ao comando da cidade. 

Caso se confirme a desistência de Luciana, a federação deve mesmo caminhar com Vini Castello apresentando um nome completamente novo na disputa. O PC do B que governou a cidade e venceu a maioria das eleições majoritárias com Luciana Santos (2000 e 2004) e  Renildo Calheiros ( 2008 e 2012). No ano de 2016 Luciana tentou sem sucesso voltar ao comando do município e viu seu grupo político ser derrotado pelo prefeito Lupércio e também pelo PSB que concorreu com Antonio Campos. Os dois foram para o segundo turno e Lupércio saiu vencedor. Já em 2020, o partido apresentou o nome do deputado João Paulo e Lupércio foi reeleito.

Agora, a disputa está totalmente aberta na cidade com nomes como Mirella Almeida que se filiará ao PSD, Izabel Urquiza pelo PL, Vini Castello pelo PT e Márcio Botelho pelo PP.  Ficando todos na expectativa do prazo de desincompatibilização do cargo de ministra para saber o destino de Luciana Santos na cidade.

PSD

Enquanto isso em Olinda, a pré-candidata a prefeita Mirella Almeida, indicada pelo prefeito Lupércio vai se filiar ao PSD do ministro André de Paula. Mirella terá também em seu palanque o apoio do PSDB da governadora Raquel Lyra.

Resolvendo

Segundo informações, a ministra Luciana Santos ainda está decidindo se deixa o MCTI para disputar a Prefeitura de Olinda. Caso ela opte por deixar a pasta para entrar na corrida pela Prefeitura, ela seria o nome do PT, PC do B e PV. 

Não quer

Outro nome que sempre é lembrada para a disputa em Olinda é a deputada Gleide Ângelo. No entanto, a parlamentar sequer tem domicilio eleitoral na cidade e não demonstra nenhum interesse. Ela seria a opção do PSB na cidade.

Tamandaré

O ex-prefeito da cidade de Tamandaré, Hildo Hacker (PSDB), obteve uma decisão favorável no Tribunal Regional Federal da 5ª Região e que o o colocou no páreo na disputa pela Prefeitura da cidade. Hildo é hoje o favorito para vencer a disputa na cidade contra o atual gestor, Carrapicho.

São José da Coroa Grande 

A vice-prefeita Bruno de Odacir, da cidade de São José da Coroa Grande rompeu politicamente com o prefeito da cidade Pel Lages após , segundo ela, escutar do próprio prefeito que ela não seria a escolhida para disputar a Prefeitura. A vice-prefeita anunciou apoio ao ex-prefeito da cidade, Barbosa.

No PP

O presidente da Câmara de Belém de Maria e pré-candidato a prefeito da cidade, Alexandre Neto, se filiou ao PP do deputado federal Eduardo da Fonte. A ficha de filiação foi abonada pelo próprio parlamentar com a presença do deputado Lula da Fonte que estão trabalhando juntos pela expansão do partido em Pernambuco.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email:  silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários