Coluna do Blog do Silvinho - 14 de março de 2024


A força do PSDB em Pernambuco

O PSDB conquistou um importante papel na política pernambucana. Antes, um simples coadjuvante nas disputas eleitorais no estado, mesmo quando esteve a frente do Governo Federal ou quando polarizou diretamente com o presidente Lula nas disputas presidenciais. No entanto, mesmo perdendo este protagonismo nacional, conseguiu em 2022 uma vitória expressiva se tornando o comandante do Governo do Estado. 

Isso fez com que em detrimento de qualquer movimentação nacional a legenda se transformasse em um refúgio para prefeitos e lideranças de todas as cidades pernambucanas. Com a liderança de Raquel Lyra no Governo de Pernambuco, o PSDB tem sido o destino da maioria dos candidatos por se tratar justamente do partido da governadora.

De acordo com o presidente do PSDB em Pernambuco, Fred Loyo, já são mais de 50 candidatos a prefeito no estado. E essa é a principal estratégia utilizada pelo partido, apresentar ao presidente nacional toda a preparação e os feitos que estão sendo realizados por seus representantes no estado pernambucano.

A legenda reúne hoje os seus filiados (antigos e novatos) em um encontro que terá o presidente nacional da legenda, Marconi Perillo e a governadora Raquel Lyra. A tucana sabe bem que precisa de uma presença intensa nos municípios para reforçar sua base e este é um momento mais do que propício para este primeiro contato.

Avanço

É evidente a força que o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) vem conquistando em Pernambuco. E esse avanço não se restringe a determinadas regiões, visto que além de ter a governadora Raquel Lyra como filiada, o partido agora procura avançar ainda mais, com o objetivo de aumentar sua bancada política em Pernambuco.

Agenda

A primeira reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em Porto de Galinhas, contará com a participação da governadora Raquel Lyra. O evento reúne secretários estaduais de educação de todo o país para tratar da criação de políticas públicas relacionadas ao tema.

55 anos Paixão de Cristo 

O deputado Coronel Alberto Feitosa presidiu a mesa da cerimônia de celebração em homenagem ao aniversário do espetáculo.  Uma posição mais que merecida já que o deputado foi o autor da Lei 13.6726/2009 que tornou o teatro de Fazenda Nova e o espetáculo da Paixão de Cristo, Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Pernambuco. O titulo abriu novas possibilidades  de captação de subsídios para a Sociedade Teatral Fazenda Nova.

Daniel Alves

O pré-candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Daniel Alves, disse que ao contrário do que falamos na nossa coluna ontem, sua pré-candidatura é pra valer e que não existe a possibilidade de desistência. Alves disse que está organizando o Avante no município e que sua postulação é pra valer.

Decisão após conversa

Caberá ao PT do Recife, em sintonia com o PT nacional, após ouvir o presidente Lula, a indicação do nome que irá compor a vice de João Campos. Embora o PSB alimente a possibilidade de disputar em uma chapa puro sangue, tanto o senador Humberto Costa quanto a senadora Teresa Leitão (ambos do PT) já indicaram que a vontade do presidente Lula é de que o PT seja tratado como aliado prioritário na capital. Lula irá conversar com João Campos sobre a aliança no Recife, e apenas depois dessa conversa, o partido seguirá com a escolha do nome para a composição da chapa.

PT e PDT

O PT anunciou ontem apoio a pré-candidatura de Zé Queiroz na cidade de Caruaru. A decisão foi tomada pelo presidente Lula de quem Queiroz é amigo. Já em Jaboatão, uma das exigências feitas pelo partido ao PDT é que a legenda deixe o palanque do prefeito Mano Medeiros e apoio ao projeto de Elias Gomes que é o nome do PT no município.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 982814782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários