Secretária de Agricultura manda nota ao Blog sobre Feira do Queijo de Bodocó

De acordo com a Lei nº 13.188/2015,  do direito de resposta, venho a público responder ao blog do Serginho Silva (É SILVINHO) a respeito do texto publicado dia 20 de maio, sobre a feira do queijo de Bodocó.

Apesar da seca, Bodocó ainda está entre as maiores bacias leiteira do estado. E foi com esse pensamento que o ex-prefeito Brivaldo Alves deixou em caixa mais de 1 milhão para o ex-prefeito Danilo Rodrigues construir o Complexo do leite que tinha o objetivo de incentivar a produção de queijo com qualidade e certificação. O ambiente hoje, também poderia estar servindo para a realização da feira do queijo por ter um espaço adequado e proximidade com os produtores que poderiam estar instalados, se não fosse a má gestão do passado. 

Durante os quatro anos da gestão passada, foram gasto mais de 4 milhões na obra do Complexo Industrial do Leite, que ficou parada por falta da prestação da última parcela do convênio com o estado no valor de 512 Mil reais, no ano de 2016. A obra também está parada por ter sido desviado ou não explicado o valor de 98 mil reais que o ex-prefeito Danilo Rodrigues pagou a empresa sem ter executado os serviços. E agora faço a pergunta que não pode calar: Foi o atual prefeito e secretária de agricultura que abandonou os produtores e feira do queijo de Bodocó?

Pois bem, a gestão passada deixou assinado um contrato para a construção do pátio de eventos, aonde, até o dia 13 de maio funcionou a feira do queijo. Diferente da irresponsabilidade anterior, o prefeito Túlio, preocupado com o desenvolvimento do município, realizou e deu inicio ao projeto, licitação e as normativas necessárias para encaminhamento da obra, pois Bodocó não pode continuar sendo palco de politicagem por grupos sem compromisso com o município. A obra terá inicio nesse período, o que inviabiliza a permanência da feira no local.  

Durante esses últimos dois anos não foi possível resolver todos os nós deixados pelo gestor Danilo Rodrigues, o que dificulta até hoje, alguns problemas crônicos da administração. A feira do queijo é um deles, pois não há um espaço adequado para ser instalada a feira dentro do padrão de sanidade e importância que tem o queijo de Bodocó, e pela urgência do inicio da obra do pátio de eventos e a não finalização da obra do complexo que poderia sediar a feira, foi necessário desocupar o espaço e providenciar outro.

Em relação as críticas de blogueiro sem formação e ética e demais colaboradores, eu Lusimar, secretária de Agricultura, presto conta do nosso trabalho nesses dois anos:
 _ implantei no município de Bodocó um projeto de palma que já distribuiu mais de 500 mil raquetes e que é pioneiro no estado como uma iniciativa pública que foi, inclusive, premiada. Como secretária, também conquistei através do prefeito, a abertura de mais 400 vagas para a inclusão de agricultores para o Programa Garantia Safra. Quero também dizer que é através da nossa capacidade e respeito aos pequenos agricultores que Bodocó é um dos poucos municípios do estado a pagar em tempo a contrapartida do Garantia Safra e realizar a vistoria, o que nos coloca entre os únicos 35 municípios do estado a estar realizando o pagamento do seguro aos agricultores. 

Quero aproveitar o espaço, concedido por esse blog sem repercussão que a Secretaria de agricultura está muito preocupada e empenhada com a situação do queijo do município que precisa se adequar aos padrões comercial, e por isso, estamos firmando parceria com o SEBRAE na conquista pela certificação dos produtos do leite, e no momento adequado, estaremos entrando em contato com os produtores para debater o assunto, e dentro dessa perspectiva, resolver e engrandecer a feira do queijo, o comércio local e externo e agregando valor ao nosso ouro branco. 

Além disso, no intuito de valorizar a cadeia produtiva do leite, estamos iniciando uma conversa com empresários que têm o interesse de instalar aqui no município um laticínio, e em breve estaremos chamando os produtores para uma grande reunião. Infelizmente, não podemos dar uma resposta imediata às nossas vontades por uma questão de tempo necessário para realizar os processos burocráticos, mas quero diante mão dizer aos interessados que os encaminhamentos estão sendo feito, e logo daremos resultado, pois não se reconstrói uma cidade sucateada em dois anos. .  

E, para o rapaz que escreve e que transforma a sua página na Internet num veículo que pode está sendo pago por uma oposição medíocre, quero dizer que me sinto honrada em ser homenageada como a secretária das plantas. E no que diz respeito ao Meio ambiente, é com muita alegria e compromisso que já distribuímos mais de 10 mil mudas para ser plantado no solo bodocoense. Nesse sentido, produzimos e doamos mudas frutíferas como: maracujá, goiaba, pinha, limão e outros. Além das mudas frutíferas, também doamos plantas nativas, e em parceria com a univasf fazemos a nossa parte de reconstruir o Meio ambiente devastado pelas mãos humanas. 

Como secretária das plantas, realizei dois jardins em frente a Prefeitura e secretaria de saúde, que em breve tornará o ambiente mais bonito e mais saudável com sombra e beleza. Estamos diariamente reconstruindo e cuidando das praças inserindo novas espécies e cuidando para que Bodocó continue entre os 30 municípios mais arborizados do estado. No momento, estamos dando inicio a reconstrução da praça de cacimba nova que na gestão de Brivaldo Alves era fonte de beleza e encantamento no distrito rural. E ainda, quero homenagear nesse espaço a Sra. Héldna Alcântara, mãe do prefeito por ter se dedicado e transformado Bodocó no canteiro ambiental que é hoje. 

E, voltando a feira do queijo; pela sua importância e grandiosidade, ficou comprovado que é inviável permanecer da forma como está, e por isso, já estamos providenciando um ambiente  mais adequado, enquanto se resolve os nós do complexo do leite, o que acredito ser o melhor local para a realização da feira. Portanto, já estamos providenciando uma opção melhor para receber os compradores e dar mais aconchego e receptividade aos produtores de Bodocó. Ficou claro que a dinâmica da feira não pode ser em espaço fechado e já está sendo pensada uma melhor acomodação. 

E agora, após prestar conta do meu trabalho frente a Secretaria de Agricultura nesses últimos dois anos, exijo que o blogueirozinho que está servindo de capacho para a oposição destruidora que dirigiu esse município de 2012 a 2016, uma retratação por não conhecer a realidade de Bodocó nem da minha secretaria e falar asneiras sem comprovação. As demais crítica feita na matéria do blog não darei respostas por respeitar a democracia e por entender que se trata de eleitores e pessoas que não admitem ver Bodocó no caminho do progresso.. 

Lusimar Brígida Sá Lima
Secretária de Agricultura.

Postar um comentário

1 Comentários