Isabel: "Um prefeito que faz um bom trabalho não tem medo de reeleição"

Na quarta rodada de entrevistas com os prefeitos da Mata Sul e Agreste do Estado de Pernambuco, estivemos ontem com a Prefeita Isabel Hacker (PSB) que administra o município de Rio Formoso. Advogada, 53 anos, Isabel contou-nos em off que faz aniversário na mesma data que este blogueiro: 11 de julho. No entanto, ele foi registrada no dia 13 de julho. Natural de Barreiros, a Prefeita fez uma grande prestação de contas de seu mandato, falou sobre os problemas e desafios da cidade e também falou sobre 2020.

Rio Formoso tem hoje uma gestão exemplar na questão salarial. Sabemos que é uma obrigação dos gestores a Prefeita tem sido destaque pela rigorosidade do pagamentos em dia. Além disso tem feito uma gestão que tem chamado a atenção dos moradores da cidade e da região que se destaca na saúde e na educação. Questionada por este blogueiro se teria como avaliar o seu governo a prefeita disse que é difícil se autoavaliar mas acredita que tem feito um trabalho dedicado pelo povo de Rio Formoso. "Nós nunca paramos de trabalhar, e esperamos que o povo nos avalie. Nós reformamos 100% de nossas escolas, estamos presente na área da agricultura familiar. Estamos presentes também na parte de infraestrutura não só em uma obra nova mas também em questões preventivos para que não tenhamos uma parada nos serviços públicos. Mas se tem uma coisa que nós sabemos que precisamos melhorar é a parte da iluminação pública que nós sempre precisamos  estar revendo e reparando e fazemos em parceria com a Celpe" disse a prefeita Isabel.

A Prefeita comemorou o fato de que em sua gestão a cidade de Rio Formoso saiu da penúltima colocação no IDEB. "Nós ainda não recebemos o ranking, mas pelos números que nos chegam nós temos certeza que Rio Formoso avançou e muito na parte da educação".

A Prefeita Isabel discorda de que a cidade é administrada desde 1992 pelo mesmo grupo político. "Não é um grupo que administra a cidade. Quem administra é o Prefeito. Em 1992 a cidade foi administrada por Hildo hacker tendo como vice Graça Hacker. Tamandaré era distrito de Rio Formoso e foi emancipada nessa época. Depois da gestão de Hildo entrou outro prefeito, que foi o senhor Zé Paulo do PT. E quando o ex-prefeito Zé Paulo terminou seu mandato ele tinha o direito a reeleição, mas o povo escolheu na eleição de 2000 Graça Hacker, justamente pela gestão anterior que foi bastante aprovada pelos munícipes. Graça foi sucedida por um médico que foi seu secretário de saúde e depois o povo a pediu de volta". A Prefeita cita como exemplo de não acreditar em grupo político o fato do ex-prefeito Zé Paulo trabalhar junto com a administração de Rio Formoso no sindicato.

Perguntamos a Isabel o motivo de Rio Formoso apesar de tanto tempo não ter atraído indústrias para a cidade. "Infelizmente a dificuldade de atrair empresas não é apenas na nossa cidade mas da região. O agreste e a mata norte por serem mais próximas da capital terminam atraindo mais investimentos. Nós já colocamos a cidade à disposição de várias empresas mas nós não podemos dar o município. Infelizmente é questão de locais mais atrativos para se investir até por questões de distanciamento". A Prefeita Isabel disse que essa também é uma dificuldade para o governador Paulo Câmara (PSB) que precisa de empresas no estado gerando empregos no estado ao invés de ir embora de Pernambuco.

Sobre a questão de recursos financeiros e de repasses Isabel disse que a dificuldade financeira é geral nos municípios. "Para se ter uma ideia quando assumimos o hospital da cidade atendia 50 pacientes por dia e hoje já ultrapassa os 200 a 250 atendimentos por dia e em 2017 a receita caiu e não recuperou. Mas nós temos feito o máximo para manter os nossos compromissos em dia. Nós pagamos em dia em todas às áreas! Pagamos o décimo terceiro, o terço de férias e os fornecedores em dia". 

PEC da PRORROGAÇÃO DE MANDATO DOS PREFEITOS
"Ser prefeito é um trabalho de muita responsabilidade" disse Isabel. Questionada sobre a provável aprovação da PEC 46 que prorroga os mandatos dos atuais gestores até 2022, a Prefeita disse que embora seja favorável a unificação das eleições, está pronta para o julgamento do povo em 2020. "Quem tem o trabalho prestado que nós temos não tem que ter medo do julgamento do povo" disse Isabel. "Independente de eu ser candidata ou não em 2020 eu acho que uma PEC como essa deve ser aprovada para termos uma única eleição. Isso é questão de economia. Ainda que a PEC 36 (a que cria o mandato tampão de apenas 2 anos) eu acho que deveria passar e termos uma única eleição do que eleições de 2 em 2 anos" disse Isabel.

REELEIÇÃO
"Não é o candidato que diz que é candidato. É o povo quem nos chama. Quando eu fui candidata em 2016 havia um chamamento do povo de Rio Formoso pela ex-prefeita Graça Hacker. O povo queria Graça de volta que não pode se candidatar por motivos de saúde e ela me apresentou como alternativa para o povo e o povo me escolheu. Eu aguardo o chamamento do povo. O povo tem que querer Isabel Hacker de novo. Se o povo quiser que eu vá à reeleição, eu irei" disse a prefeita.
Isabel Hacker disse ainda que se for candidata não escolhe adversário. "Quem decide eleição é o povo. Espero apenas que tenhamos um debate elevado e dentro de ideias e não mais àquelas campanhas onde se partiam para o lado pessoal. Mas eu não escolho adversário, eu tenho um mandato garantido com o aval do povo até dezembro de 2020 e estou com a cabeça focada no meu mandato de prefeita" comentou a prefeita.

Paulo Câmara e Jair Bolsonaro
Isabel Hacker acredita que o governador Paulo Câmara faz um mandato importante para Pernambuco. "A mesma dificuldade que eu encontro aqui, Paulo Câmara também encontra lá no governo do estado. Com um diferencial que aqui a população chega até nós já para o governador é mais difícil. As mesmas dificuldades que nós temos aqui é geral na região e no estado". Sobre o Presidente Jair Bolsonaro, Isabel disse que ainda não é momento de julgar o presidente pois ainda está com apenas cinco meses de mandato. "Eu acho que devemos aguardar mais um pouco para vermos as medidas que o presidente vai tomar e podermos assim analisar com mais exatidão" disse Isabel.

Primeira Parte da Entrevista

Segunda Parte da Entrevista





Postar um comentário

0 Comentários