Maraial: Vereadores não aprovam suplementação de orçamento e prefeitura pode não pagar décimo e folha de dezembro em 2019

Resultado de imagem para marquinhos moura Maraial"
Em Maraial o executivo e o legislativo estão novamente quase que em pé de guerra. O motivo é  a não aprovação de um suplemento orçamentário que segundo a Prefeitura seria usado para o pagamento das folhas do décimo terceiro e do mês de dezembro dos servidores públicos municipais. Votaram a favor da suplementação orçamentária o Presidente do Legislativo Municipal, Roberto de Corubas e o Vereador Dimas. Os demais ou votaram contra, ou se ausentaram.

Em nota divulgada na noite desta segunda-feira e espalhada nos grupos de WhatsApp da região joga diretamente nos vereadores a culpa pela falta da "ceia de natal" na mesa das famílias de Maraial, e ainda questiona se os vereadores receberam os seus salários no último dia 20.

"O pedido de suplementação orçamentária enviada à Câmara Municipal de Maraial, era única e exclusivamente para pagar a folha de dezembro, 13° salario e patronal. Mais nada!

Infelizmente os nobres vereadores, em sua MAIORIA, já externavam na cidade que NÃO APROVARIAM.

O referido pedido de suplementação se fez necessário nesse momento do exercício de 2019,  tendo em vista que os vereadores, aprovaram POR UNANIMIDADE DE VOTOS, quando a prefeitura mandou a lei orçamentária (LDO) para ser votada ano passado (2018), de forma temerária e pouco responsável, e reduziram os percentuais que constavam no texto do projeto de 36% para 3%.

Eles sabiam e tinham total consciência, que o percentual  3% não daria para cobrir as despesas do atual exercício, ou seja, para terminar o ano e cumprir o município, por meio das suas secretarias, as obrigações  com a folha de pagamento de dezembro e o 13°salário dos servidores, sendo necessário pedir suplementação no orçamento à Câmara.

Sabe-se que essa prática de algumas Câmaras em reduzir drasticamente os percentuais nos textos dos projetos orçamentários, na maioria das vezes é para que o prefeito se "humilhe" pedindo sua aprovação, e eles, possam negociar para poder aprovar. 
Uma pena!

Quem sai perdendo com isso, são os servidores que em pleno período natalino não vão poder fazer sua ceia, e comprar roupas para seus filhos, como é de costume se fazer."

A outra versão 

Único vereador a vir publicamente justificar o voto contra a suplementação foi o Vereador Val do Gás que é de oposição ao prefeito Marquinhos Moura. Em vídeo gravado após a reunião, Val disse que a suplementação se deve ao fato que o prefeito Marquinhos Moura estourou o orçamento da cidade de Maraial realizando viagens durante o ano de 2019. "Foram mais de R$ 200 mil só de diárias. Dinheiro que deveria estar nos cofres da prefeitura para pagar a população". O vereador ainda disse que no pedido de acréscimo financeiro não vem definindo apenas para pagamento de folha de pessoal mas para outros fins. "Se a prefeitura enviar um novo projeto apenas com pedido de dinheiro para pagar a folha salarial eu serei o primeiro vereador a votar a favor" disse Val do Gás.


Postar um comentário

0 Comentários