Governo de Pernambuco promove nova reunião com a comunidade científica por ações sobre as consequências do óleo nas praias do Nordeste

Para aprofundar a estratégia de curto, médio e longo prazo das ações de apoio científico  às consequências do vazamento de óleo nas praias do Nordeste, o governador Paulo Câmara, acompanhado pelos secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa; de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertoti; e de Planejamento, Alexandre Rebelo, promoveu um novo encontro com a comunidade científica, na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), nesta terça-feira (29). 

O evento contou com a presença do Vice-Presidente NE/ES da ABC, Jailson Andrade,  e reuniu técnicos, pesquisadores e cientistas da região para abordar, dentre outros tópicos, a criação de uma rede técnico-científica que identifique os pontos e aponte os estudos necessários para levar às ações que minimizem os impactos decorrentes deste  desastre ambiental.

O governador Paulo Câmara salientou que o processo será extenso, necessitando ações efetivas do poder público. "A presença da  Academia Brasileira de Ciências, das agências de pesquisa é fundamental para a gente ter as etapas necessárias desse processo, que não vai ser rápido e vai exigir de cada governo tirar ações do papel" comentou.

O secretário Aluísio Lessa destacou que o envolvimento da comunidade científica é indispensável para gerar ações essenciais de preservação do meio ambiente e de redução de danos à população: "O encontro é essencial para ouvir pesquisadores das mais variadas áreas. Daqui, serão gerados encaminhamentos, ações concretas para minimizar os efeitos deste desastre. Além da questão ambiental, o óleo afeta a economia, a saúde, o turismo", afirmou.

Postar um comentário

0 Comentários