Escola Referência em Ensino Médio em Olinda inaugura Telecentro

Para dar suporte aos premiados trabalhos desenvolvidos pelos alunos e promover a inclusão digital na comunidade de Jardim Brasil, em Olinda, o Telecentro da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Desembargador Renato Fonseca foi inaugurado nesta segunda-feira (23.09). O equipamento é o primeiro de dois novos que serão instalados na cidade. A cerimônia contou com as presenças da governadora em exercício Luciana Santos, do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, e da secretária executiva de educação integral e profissional, Maria Medeiros.

O Telecentro dará um upgrade nas pesquisas da escola de mapeamento das lagoas da região, que venceram as edições de 2015 e 2016 da Ciência Jovem, feira internacional do Espaço Ciência. O trabalho desenvolvido na escola identificou três pontos de entupimentos, que eram a causa dos frequentes alagamentos na região. Com a observação dos alunos, a Prefeitura executou os serviços necessários.


Coordenador da iniciativa, o professor de geografia Ruy Parahyba explicou como as pesquisas tiveram início e destacou a importância do Telecentro: "Criamos um grupo de pesquisa e mapeamos o bairro, identificando a causa dos alagamentos. Depois do mapeamento, foi feito um trabalho de educação ambiental com a população para que não jogasse lixo nas lagoas. Além disso, pesquisamos também a qualidade da água. Com a chegada dos Telecentros, as pesquisas podem ser mais aprofundadas e contribuir ainda mais com melhoria da qualidade de vida da população" disse.

Prefeita de Olinda por dois mandatos, Luciana Santos falou do orgulho em entregar esta iniciativa para a cidade. "Além de garantir um acesso pleno de internet para a população de Olinda, a ação é no Renato Fonseca, que supera a cada ano as metas do IDEB e do IDEPE, para incentivar a aprendizagem, a criatividade e a inovação dos alunos. Aqui tem alunos e alunas do Programa Ganhe o Mundo e são desenvolvidas pesquisas premiadas internacionalmente, como o estudo da relação geográfica da área com o fenômeno das enchentes. Oferecer soluções para o cotidiano é o grande desafio das escolas e nos enche de orgulho inaugurar este Telecentro, comentou.  

Responsável pela implementação dos Telecentros, Aluísio Lessa ressaltou o quanto é valioso investir em educação e inclusão digital. "Essa é mais uma iniciativa que prova a importância da educação pública para o Estado de Pernambuco. Além do suporte aos alunos, o Telecentro promove inclusão digital para a população de Jardim Brasil, que é uma comunidade carente e necessita da presença do poder público. O governador Paulo Câmara e a governadora em exercício Luciana Santos, que foi a autora da emenda parlamentar que disponibilizou os recursos de R$ 1,1 milhão para a instalação dos Telecentros, estão de parabéns", declarou.  

Sobre os Telecentros

Os Telecentros receberam R$ 1,1 milhão de investimento, por meio de parceria entre o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). A iniciativa partiu de emenda parlamentar da vice-governadora Luciana Santos, no período em que foi deputada federal. Esta a segunda etapa do projeto. Após a instalação de 25 unidades, o bom uso dos recursos possibilitou a implementação de mais oito.

Cada unidade será equipada com 10 computadores (Servidor e Estações de Trabalho), roteador, impressora multifuncional, switch, projetor multimídia, câmara IP, tela de projeção, televisor de 42 polegadas, ar condicionado split, armário, mesas e cadeiras.

Postar um comentário

0 Comentários