Coluna do Blog - Segunda-Feira, 30 de setembro de 2019

Resultado de imagem para fernando bezerra coelho e bolsonaro
A força de FBC no Governo Bolsonaro

Quem acompanha a imprensa nacional sabe que esta semana foram derrubados os vetos do Presidente Jair Bolsonaro ao Projeto de Abuso de Autoridade. O Presidente tinha acolhido todas às indicações do Ministro Sérgio Moro e tinha vetado alguns pontos. O Congresso reuniu-se e derrubou alguns deles. A derrubada dos vetos do Presidente foi bastante criticada por jornalistas da imprensa nacional. Mas o que realmente os deixou surpresos é que o líder do governo votou contra o governo.

Fernando Bezerra Coelho votou e trabalhou pela derrubada dos vetos, contrariando assim a linha do governo federal que era a favor da permanência dos vetos. Além disso, surtiu um efeito extremamente negativo uma fala do senador de que "com um ministro que trabalhasse bem, Sérgio Moro seria esquecido em sessenta dias". Resumindo, o senador pernambucano disse: Ou ele, ou eu. 

E ao que parece Bolsonaro escolheu. Ou está demonstrando escolher. Manteve o senador no cargo de líder do governo após a Operação da Polícia Federal que visitou o seu gabinete. A imagem de FBC está completamente arranhada lá fora e o presidente o está mantendo no cargo apenas para que seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro se torne ministro e nada além disso.

Se em nível nacional, a imagem de Fernando Bezerra Coelho não é boa. Aqui em Pernambuco ele reina. Vem de suas mãos emendas federais importantes para os municípios, principalmente os mais pequenos e o senador tem trabalhado por cidades mesmo tendo o prefeito na oposição ao seu projeto que é um projeto oposicionista. Com o seu jeito e com a força da caneta do governo federal, FBC tem conseguido atrair para o MDB diversas figuras da política de Pernambuco.

Outros nomes estão crescendo na seara oposicionista como André Ferreira, Daniel Coelho, Mendonça Filho, Silvio Costa Filho. Mas quem realmente tem a caneta dourada com a bandeira do Brasil chama-se Fernando Bezerra Coelho. Nem Gilson Machado Neto que apareceu nas lives com o Presidente Bolsonaro goza de tanto prestígio como o senador. E olhe que Gilson é um dos que podem disputar a cadeira de governador em 2022.

Apesar de todos os pesares, FBC se mostra cada vez mais forte e com mais força diante do presidente, podendo inclusive peitar o Ministro Sérgio Moro que é considerado uma reserva moral entre os Bolsonaristas.

Anulação
Duas informações importantes: primeiro, embora já haja no Supremo uma maioria consistente em favor de anular julgamentos em que réus delatores tenham deposto depois dos demais réus, a decisão ainda não foi formalizada: isto deve ocorrer apenas na quarta-feira (e, embora não se acredite na possibilidade, sempre alguém pode pedir vista do processo).

Não disputa
Tabata Amaral, na temperatura e pressão de hoje, tem dito aos mais próximos que está decidida a não disputar a reeleição. Pretende, ao fim do mandato, fazer uma especialização em economia e, só depois, retornar à política.

Quando as eleições se aproximam, porém, os ventos costumam desfazer uma porção de certezas e promessas a que os políticos se agarram.

Yves vai para o MDB
O ex-prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, acertou, hoje, com o senadonr Fernando Bezerra Coelho o seu ingresso no MDB, para disputar, mais uma vez, a Prefeitura de Paulista. O entendimento foi fechado durante encontro na casa de FBC e contou com a presença do deputado Antônio Coelho, Dufles Pires, seu provável vive e Jorge Carreras, vice-prefeito do município.

Silvinho Silva, editor do Blog
Acompanhe o nosso Blog nas redes sociais
WhatsApp: (81) 98281-4782
Fanpage: https://www.facebook.com/blogdosilvinhosilva/
Instagram: blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários