Coluna do Blog - Dia 14 de agosto de 2019

Resultado de imagem para Lula
Vaia é aplauso saindo pela boca

Não dá para levar à sério vaias no estado de Pernambuco. E não é por ser de direita ou ser de esquerda ou de centro. É que realmente aqui no nosso estado nós temos a mania de politizar "os políticos" e não "as ideias". Ontem li em alguns blogs e sites de jornais a respeito da "vaia" que o público deu no ex-ministro Mendonça Filho. Eu recebi no privado alguns vídeos de pessoas que me enviaram tanto vídeos feitos de perto como distante dos manifestantes. As frases sempre às mesmas. "Golpista". E não adianta mais continuar que vocês já sabem o restante. 

E da mesma forma como aconteceu com Mendonça e eu fiz questão de trazer à verdade, eu fiz com o episódio envolvendo o governador Paulo Câmara (PSB) na cidade de Petrolina. A mídia escondeu o acontecido, mas o governador foi vaiado em Petrolina na ocasião da visita do Presidente Bolsonaro. No entanto, quem vaiou eram pessoas que trabalham para a Prefeitura de Petrolina, os chamados cargos comissionados. E eu disse isso aqui em uma coluna. Da mesma forma que estou falando das vaias a Mendonça: É de gente ligada ao PSB e ao PT. São milhares de cargos comissionados na Prefeitura do Recife e no Governo do Estado. Do jeito que vaiaram Mendonça, vaiariam qualquer um opositor das gestões do PSB.

Não estou aqui defendendo ninguém. Apenas exemplificando que como eu ouvi do ex-presidente Lula uma vez "vaia é aplauso que sai pela boca", constato que ele tinha razão. Ele falou essa frase em uma inauguração na cidade de Caruaru, do Programa Brasil Sorridente. Estavam lá como Ministros: Humberto Costa e Eduardo Campos. Como governador em exercício estava Mendonça Filho e como Prefeito de Caruaru, Tony Gel. Eu estava no meio da claque! Me convidaram e entrei no grupo. "Toda vez que falar o nome de Tony Gel, Jarbas e Mendonça Filho é pra vaiar" dizia uma senhora que estava perto de nós lá. Oxe!... Quem vaiou ainda fui eu.  Até que o "gato" veio do Presidente Lula. "Vocês estão me forçando aqui a ser juiz e eu não sou juiz, sou Presidente da República. E estou respeitando a vontade do povo de Caruaru. Para mim vaia e aplauso é a mesma coisa,a diferença é que um é com às mãos e o outro com a boca. E o aplauso é a vaia saindo pela boca" disse o presidente Lula arrancando aplausos de todos, inclusive de mim.

Aqueles manifestantes que estavam ali, exigiam que o Tribunal Regional Eleitoral cassasse o Prefeito Tony Gel e considerasse vitorioso o na época ex-prefeito João Lyra Neto. Eu não lembro bem os fatos, mas era sobre às eleições municipais de Caruaru no ano de 2004 e eles (João Lyra e José Queiroz) estavam lá perto da gente, um pouco distantes. Eu nem sabia que às vaias era por causa disso, já tomei conhecimento no final do evento que uma senhora saiu brava de lá dizendo que Lula fazia pareia com Tony Gel e com Jarbas. 

Mas é isso. Nem sempre a vaia, o xingamento, o berro quer dizer alguma coisa ou melhor, pode dizer sim muita coisa. Interesses meramente eleitorais ou jogo político em busca de cargo. O PT de Pernambuco já vaiou Arraes, já vaiou Jarbas, já vaiou Eduardo, já vaiou João Paulo (mesmo estando no partido), já vaiou Paulo Câmara. Isso faz parte do jogo mesquinho de uma parte que não sabe conviver com a democracia. E também, mostra que 2020 será de pegar fogo no Recife. Se com um ano antes de iniciar a campanha propriamente dita, já estamos assim. Imaginem quando começar o verdadeiro "pega pra capar" (Frase que significa: Quando o jogo começar pra valer).

Só para refrescar a memória dos meus queridos leitores. Em 2015 eu participei de alguns eventos que contaram com a presença do governador Paulo Câmara. Várias vezes o governador atrasou porque a assessoria sabia que iria ter manifestações e para não arranhar a imagem do governador iam na frente e tentavam negociar para o governador ou receber os manifestantes à parte ou recebê-los no Palácio. Depois de tudo acertado chegava Paulo Câmara. O que estou escrevendo aqui, eu vi e vivi.

Não quero aqui fazer a defesa de ninguém, nem dizer que fulano ou beltrano está correto. Quero apenas que saibam a verdade, como a política funciona no estado. Essa é a realidade. "Vaias e aplausos"? Não quero ouvi-los nas ruas. Quero ouvir nas urnas. A melhor manifestação do povo é a urna, no dia da eleição! Ali sim, se fala, se grita. Fora isso eu nunca vi ninguém ganhando nada vaiando o outro. Se não vencer pela educação do diálogo, pela falta dele é que não vence mesmo.

Silvinho Silva - editor do Blog
Acompanhe o nosso Blog nas redes sociais
WhatsApp: (81) 98281-4782
Fanpage: https://www.facebook.com/blogdosilvinhosilva/
Instagram: blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários