Coluna do Dia - 21 de junho de 2019

Foto: Victor Patrício/ Divulgação
A hora de Camaragibe respirar

Dois afastamentos em uma semana: Um, do Prefeito da cidade do Cedro pela Polícia Federal e outro pelo DRACO (Polícia Civil de Pernambuco), o do prefeito de Camaragibe. Um prefeito preso: Demóstenes Meira. A última vez que aconteceu uma prisão de prefeito aqui no estado de Pernambuco foi em outubro de 2018. E isso não é o bastante. Comenta-se que até o final do ano pelo menos quatro cidades passarão pelas mesmas coisas, uns mais pesados outros não, de Camaragibe. 

A fama de Demóstenes Meira veio após ele enviar um áudio para os cargos comissionados da Prefeitura de Camaragibe intimidando-os para participarem do bloco onde se apresentaria sua noiva Taty Dantas. No entanto, não foi esse o motivo de sua prisão.

A investigação que levou à prisão do prefeito teve início em dezembro de 2018 com o objetivo de prender integrantes de organizações criminosas voltadas para a prática de crimes de fraude em licitação, corrupção e lavagem de dinheiro. A operação da polícia, denominada Harpalo II, culminou na detenção de outros quatro empresários, além do prefeito: Severino Ramos da Silva e a esposa dele, Luciana Maria da Silva; Carlos Augusto e sua companheira, Joelma Soares.

Foram apuradas irregularidades encontradas em nove contratos auditados pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Os do setor de engenharia são referentes ao ano de 2017 e eram voltados para a manutenção do edifício-sede da Prefeitura de Camaragibe, limpeza urbana e de escolas municipais. Somados todos os contratos, resultam em R$ 33 milhões. Além destes, são mais R$ 31 milhões em contratos irregulares, apurados pelo TCE, relativos à fiscalização de serviços gerais do setor metropolitano. 

Em fevereiro deste ano, a Câmara de Vereadores de Camaragibe aprovou a denúncia que solicitava o impeachment do prefeito Demóstenes Meira (PTB), protocolado por vereadores de oposição. A iniciativa de cassar o mandato do petebista ocorreu após o vazamento do áudio em que o gestor da cidade exigiu que os cargos comissionados participassem de um bloco carnavalesco em que sua noiva era uma das atrações.

O ar da esperança em Camaragibe
No lugar de Meira, já assumiu a até então vice-prefeita, Nadegi Queiroz (DC). Nadegi já anunciou, inclusive, no início da noite desta quinta, a primeira secretária da sua gestão: Kátia Marsol, da pasta da Defesa Civil. Foi ela quem criou o órgão em Camaragibe, tendo passado 19 anos no cargo, que volta a ocupar a partir de agora. A escolha para a titular desta secretaria, antes das demais, aconteceu em decorrência das consequências das chuvas na cidade, na semana passada quando sete pessoas faleceram após o deslizamento de uma barreira. 

Dedicação exclusiva
Após a tragédia, a Prefeitura decretou estado de emergência para agilizar a liberação de verba estadual e federal para ações nos morros da cidade. De acordo com a Defesa Civil, a cada 100 casas, 82 estão localizadas em área de risco.

E haja Rivotril
Se for verdade a conversa que existem quatro municípios que os gestores podem ser afastados e até presos nos próximos dias, vai faltar Rivotril nas farmácias.

Governador disposto para o debate
O governador Paulo Câmara (PSB) demonstrou disposição para realizar o debate da reforma da Previdência no âmbito estadual caso os estados e municípios fiquem, de fato, fora do texto definitivo proposto pelo relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). 

"Estamos a disposição para conversar, mostrar a importância de ser discutido dentro da federação. Como eu falei, são 27 estados e mais de 5 mil municípios. Se cada um for trabalhar de maneira diferente, a gente vai ter muita legislação confusa e de difícil pactuação. Mas, se não houver essa possibilidade, aqui em Pernambuco nós vamos fazer o debate. O debate necessário e fundamental", disse Paulo Câmara, em evento de início das obras da construção do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no bairro da Estância, no Recife.

A pergunta que não quer calar - Depois do Cedro, Camaragibe... Quem será(ão) o(s) próximo(s)?

Silvinho Silva - editor do Blog
Acompanhe o nosso Blog nas redes sociais
WhatsApp: (81) 98281-4782
Fanpage: https://www.facebook.com/blogdosilvinhosilva/
Instagram: blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários