Ansiedade: Como enfrentá-la?

Vamos Falar sobre Ansiedade


Um dos problemas bastante comentados atualmente é a ansiedade, que é um estado psíquico, um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho. 

Esse fenômeno acomete pessoas de todas as idades e gêneros e é mais comum do que se imagina, porem quando encontrado de forma desproporcional e exagerada, ela passa a ser tida como patológica. A forma prática de se enxergar a normal da patológica é avaliar a reação ansiosa relacionada com o evento que a provoca. Exemplo, é normal se ficar ansioso antes de um exame médico, de uma viagem, de uma prova, de uma entrevista de emprego, etc. Imagine que, em algumas horas, você fará a entrevista de emprego para a vaga dos seus sonhos. Enquanto se arruma na frente do espelho, o coração fica acelerado, o estômago se remexe todo, a pele se enche de suor e as pernas bambeiam. 

Ao mesmo tempo, a cabeça é inundada por um turbilhão de pensamentos e incertezas. “E se a moça do RH não gostar de mim? E se eu falar uma bobagem? E se a conversa for em inglês?” Estamos diante de um clássico episódio de ANSIEDADE, sentimento natural e comum às mais variadas espécies de animais, entre elas os seres humanos. Veja: na dose certa, ela é proveitosa e garante até hoje a nossa sobrevivência, o que é diferente diante de uma ansiedade motivada por eventos psíquicos, Exemplo, diante do medo de perda ou separação dos pais, esposo, esposa, filhos e até de animais de estimação, etc. Muitas vezes as causas são desconhecidas e multifatoriais. A ansiedade tem um grande impacto na qualidade de vida da pessoa e um impacto muito grande na saúde humana.

A crise de ansiedade pode ser identificada na presença de alguns sintomas como: palpitações (coração bate forte), dor no peito, aumento da pressão sanguínea, sensação de sufocamento, tontura, dor de cabeça, boca seca com dificuldade para engolir, respiração rápida e ofegante, medo de perder controle da situação.

O que fazer para evitar essas crises de ansiedade?
Devemos fazer coisas básicas  e simples como:

1- Praticar exercícios físicos, é uma excelente forma de evitar ansiedade,
2- Controlar respiração, fazendo exercícios respiratórios
3- Evitar pensamentos negativos
4- Evitar fazer dividas além de suas possibilidades
5- Procurar dormir 8h diárias
6- Ter um bom hábito alimentar
7- Fazer amigos, manter um habito religioso, Ler, Rir, chorar, perdoar, pedir perdão, ser gentil, etc, manter uma agenda de coisas positivas.

Se a ansiedade persiste, procure um médico, de preferencia um psiquiatra, ele lhe orientará e fará a abordagem medicamentosa. A farmacologia tem avançado bastante nos últimos anos e ajudado muitas pessoas a se livrarem do sofrimento psicológico, é sempre bom e recomendável, juntamente com a medicação, fazer uma boa terapia, feita por um profissional de psicologia em qualquer abordagem psicológica, porém as cognitivistas e psicanalíticas são as mais procuradas e recomendadas, porém existem outras. O que você precisa e deve saber  é que as opções de tratamento disponíveis são seguras e ajudam a melhorar e controlar a situação. E os dois grandes pilares nessa área são: a psicoterapia e os medicamentos, sempre.

Portanto diante de um quadro de ansiedade procure um médico, faça terapia, se mexa, não fique parado no tempo, mantenha uma rotina, não desista de avançar com seus afazeres, procure estar sempre com amigos, parentes e pessoas positivas e tenha sempre fé em Deus, esse é um grande segredo, manter acesa a parte espiritual.

José Pires de Souza Filho
Psicólogo Clínico
CRP 02/19328
Contato: (81) 99995 4472

Postar um comentário

0 Comentários