Enchente no Rio Una preocupa moradores no Agreste de Pernambuco. Mas não há motivos para pânico

Os moradores de São Bento do Una, no Agreste pernambucano, passaram a noite deste sábado em alerta devido ao volume de água no Rio Una, que chegou a transbordar em alguns trechos do município.

A Prefeitura de São Bento do Una colocou a disposição dos moradores que tiveram sua casa invadida pela água ou que estejam com receio de ficar em suas residências, a quadra do Colégio Cônego João Rodrigues para abrigar a população.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para o local e ficaram em alerta para ajudar a população assim como a Defesa Civil.

Na madrugada deste sábado (23), o Açude Velho, que tem a nascente em Capoeiras, limite com São Bento do Una, sangrou após chover 40,67 milímetros no município, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

O rio corta as cidades de São Bento do Una, Cachoerinha, Palmares, Água Preta e Barreiros, essas três últimas localizadas na Zona da Mata Sul de Pernambuco.

ENCHENTE EM SÃO BENTO DO UNA

Muitas pessoas estão postando publicações relacionadas ao que vem acontecendo no municipio de São Bento do Una, traumatizados com o que aconteceu em nosso município no ano de 2017, porém não existem motivos para pânico, há alguns fatos que é preciso levar em consideração.

O município de São Bento do Una fica a 135km de Palmares, ou seja existem inúmeros municípios entre o município de Palmares e São Bento do Una, até o momento nenhum deles apresentou casos de inundação ou elevação do nivel do rio, acima do nível de segurança.

A defesa civil de Palmares, na pessoa de Paulo Boanerges está atenta e monitorando o nível do Rio Una, qualquer alteração a população será informada

Algumas postagens falam sobre o risco de rompimento de um açude, localizado no município, vale lembrar que a barragem de Serro Azul, com capacidade de 303.120 milhões m3 de água, construída em 2016 para conter as águas do Rio Una, tem capacidade mais que suficiente para impedir que nossa cidade seja atingida.

Portanto, mais uma vez repito, não existe motivo para pânico ou temor, tudo leva a crer que o caso de São Bento do Una, seja um caso isolado, devido as fortes chuvas que atingiram a região essa semana.

Postar um comentário

0 Comentários