ALEPE: Conheça o Deputado João Paulo (PC do B)

João Paulo Lima e Silva (Olinda, 31 de outubro de 1952) é um político brasileiro filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Foi o primeiro presidente da CUT Pernambuco em 1988, e também vereador do Recife no mesmo ano. Eleito três vezes deputado estadual por Pernambuco, em 1990,1994 e 1998. No ano de 2000 foi eleito o primeiro prefeito do Recife pelo Partido dos Trabalhadores, sendo reeleito em 2004. Foi deputado federal de 2010 até janeiro de 2015. Nas eleições de 2014, disputou a vaga de senador, mas não saiu vitorioso. Em julho de 2015, assumiu a superintendência da Sudene. Em 2016, concorreu como candidato á prefeitura do Recife, classificando-se ao segundo turno com 23,76% dos votos e perdeu para Geraldo Júlio, tendo 40% dos votos.

Foi eleito Deputado Estadual nas eleições de 2018 com 29.442 votos.

João Paulo Lima e Silva, nascido em 31 de outubro de 1952 em Olinda, Pernambuco, foi primeiro prefeito operário e também o primeiro a ser reeleito na história do Recife. De família humilde, é filho do cobrador de ônibus Manoel Messias de Lima e Silva e da dona de casa Maria de Lourdes Lima e Silva, já falecidos. É casado com Luzia Jeanne com quem tem três filhos (João Paulo Filho, Helder e Pedro) e três netos (Ana, Júlio e Louis). Com formação superior no curso de Economia (Faculdade de Boa Viagem - FBV) é também técnico em Edificações e Mecânica (Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães – Etepam).

Luta pela liberdade

Na vida política, João Paulo trilhou uma trajetória de luta pelos ideais socialistas de um mundo mais justo e solidário. Sua atuação começou na época da ditadura militar, engajando-se, desde jovem, em movimentos como a Juventude Operária Católica (JOC), comissões clandestinas de fábrica e, posteriormente, na Ação Católica Operária (ACO).

Em 1978, João Paulo, operário metalúrgico, foi incentivado pelo mestre Paulo Freire a intensificar os seus estudos nos campos político e social e, por meio de uma bolsa concedida pelo Centro de Estudos da América Latina, participou de cursos de capacitação em política sindical na França, Itália, Espanha e em Portugal. Na volta ao Brasil, João Paulo se engajou no movimento sindical, na época em grande efervescência política com as manifestações do ABC paulista. E ainda militou na clandestinidade no Partido Comunista Revolucionário (PCR). 

Movimento Sindical
Sua forte atuação no movimento sindical, inicialmente organizando a oposição metalúrgica e, depois, como membro da diretoria do Sindicato da categoria, o conduziu à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, que, na época, chegou a contar com 10 mil filiados. João Paulo foi o primeiro presidente da Central Única de Trabalhadores no Estado, além de ser um dos fundadores da CUT nacional. Ainda faz parte da sua atuação nos movimentos sociais o período em que esteve à frente da Associação de Moradores do Ibura, bairro pobre localizado entre Recife e Jaboatão dos Guararapes.

Engajamento no PT
Em 1979, João Paulo ajudou a criar o Partido dos Trabalhadores no Estado. Enfrentou sua primeira disputa eleitoral em 1986, como candidato a deputado estadual. Mesmo obtendo 10 mil votos, não conseguiu se eleger porque o PT não atingiu o quórum suficiente. Em 1988, foi eleito o primeiro vereador do PT no Recife, com 2.723 votos. Dois anos depois, ele conquistou o mandato de deputado estadual, com 11 mil votos. Nessa legislatura, João Paulo passou por um dos momentos mais difíceis da sua vida. Em solidariedade à luta pela posse da terra dos moradores de Sítio Grande (comunidade pobre do Recife), foi agredido pela  

Polícia Militar e tem três costelas quebradas e um dos pulmões perfurado. Recuperado e, em 1992, disputou sua primeira eleição para o Executivo, candidatando-se a prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Ficou na terceira colocação, mas foi a sua participação naquele pleito que levou a eleição para o segundo turno. 

Em 1994, ele saiu das urnas como o deputado estadual mais votado da História de Pernambuco, com 48.892 votos. Em 1996, foi candidato a prefeito do Recife, ficando em terceiro lugar na disputa com 105.160 votos. Dois anos depois, disputou uma nova vaga no Legislativo estadual, sendo, novamente, o candidato mais votado de Pernambuco, ultrapassando os 50 mil votos. Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, teve destacada atuação como deputado e presidente da Comissão de Defesa da Cidadania. 

Prefeitura do Recife
Nas eleições municipais de 2000, João Paulo foi o candidato da Frente de Esquerda do Recife, tendo como seu vice, o médico Luciano Siqueira (PCdoB). Numa disputa muito acirrada, João Paulo foi eleito, no segundo turno, tornando-se o primeiro prefeito operário da História do Recife, com 382.988 votos. Em 2004, candidatou-se novamente e venceu no primeiro turno, com 56,11% dos votos válidos, sendo vitorioso em todas as zonas eleitorais da cidade. A eleição tornou-se um marco na cidade por se tratar da primeira reeleição de um prefeito no Recife.

Na disputa de 2008, João Paulo fez o seu sucessor na Prefeitura do Recife, eleito em primeiro turno, com 51% dos votos válidos. Com isso, quebrou mais um tabu de prefeito não eleger o seu sucessor na capital. Também foi o único prefeito do Brasil em fim de mandato a conseguir fazer o seu sucessor naquele ano.

Frente Nacional dos Prefeitos
A trajetória do ex-prefeito João Paulo também é marcada pela sua eleição para a presidência da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em 2005, entidade que congrega prefeituras de capitais e cidades de grande e médio porte das Regiões Metropolitanas do país. Em 2007, ele foi reeleito para o cargo. Nas duas gestões, João Paulo teve uma destacada atuação na condução da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e na articulação e defesa dos interesses municipais junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional. Como presidente da FNP, João Paulo integrou o Conselho Deliberativo da Sudene.

Volta ao Legislativo
Em 2010, o ex-prefeito do Recife disputou uma vaga para Câmara dos Deputados e saiu das urnas como o deputado mais votado do PT no Brasil, com 264.250 mil votos. Também foi o deputado federal mais votado da História do Recife, obtendo, na capital, mais de 150 mil votos. Na Câmara Federal, João Paulo tem direcionado o seu mandato para frentes de trabalho como a melhoria da saúde por meio do programa Mais Médicos, a defesa dos direitos dos trabalhadores, a reforma política, as políticas de mobilidade urbana, com foco no transporte público de massa, além de trabalhar pela autonomia e fortalecimento dos municípios. O petista tem participação destacada na base de sustentação do governos Dilma, dando importantes contribuições para os avanços sociais que têm ocorridos no país nos últimos anos.

Nas eleições municipais de 2012, João Paulo foi chamado pelo PT para compor a chapa majoritária na condição de vice-prefeito, ao lado do senador Humberto Costa, candidato a prefeito do Recife. Numa eleição tumultuada e marcada pelo início de rompimento político do PSB com o PT, sua legenda perdeu a disputa e deixou de governar o Recife.

Postar um comentário

0 Comentários