Paulo não achava que seria tao difícil

Resultado de imagem para Paulo Camara
Eu não sei qual a relação de secretários que o governador Paulo Câmara irá apresentar hoje, dia 28, caso resolva mesmo anunciar. Até porque o que o governador tá fazendo em "off" não parece ter o respaldo dos próprios aliados que lhe acompanham. O governador reeleito Paulo Câmara (PSB) pode até ter lá suas boas intenções de querer agregar ao seu lado todo o núcleo político que o apoiou,mas até por ter um perfil técnico talvez não esteja atento que cargo "político" é necessário que se ouça e que se acompanhe o lado "político" da coisa. E diferentemente do que as pessoas que acompanham o noticiário sobre o partido "X" indicar alguém para alguma secretaria achar isso um "nojo" e rejeitar, isso é normal é corriqueiro e não é nada de novo. Todos os governantes fazem isso, todos, sem exceção. A única exceção que eu vi até o momento foi o presidente Jair Bolsonaro(PSL) que escolheu numa escala desproporcional a partidos, mirando mais nas pessoas e no perfil técnico, ainda assim desagradou o seu conjunto político e muito. Basta só ver a quantidade de reclamações de aliados que não estão até o momento contemplados.

Então não adianta achar que o PP, PSD, PR, MDB, PT exigirem seus espaços no governo que eles ajudaram a eleger é imoral. Não é. Isso é muito natural, até pelo fato do governador e prefeitos quando são candidatos dizerem a seguinte frase "Se eu chegar, todo mundo chega". Pois bem, Paulo chegou! E chegou pode-se dizer não com aquela votação de 2014, mas com a maioria que foi votar. 

O que há de errado, podemos dizer assim que é um problema político e não tem nada haver com corrupção e nem com crime, é o governador escolher pessoas sem ouvir o seu conjunto, ou seja, o partido. Foi o que aconteceu com a provável indicação do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) o que abriria uma vaga para Sivaldo Albino (PSB) que é o seu primeiro suplente para a Assembleia Legislativa. Outra vaga que será aberta, e muito diferente da primeira, é a convocação de Rogério Leão (PR) para uma secretaria o que levaria Marco Antonio Dourado (PP) para a ALEPE. Esta foi combinada com Sebastião Oliveira e com o seu grupo político, já que o PR está a caminho da oposição.

Outra decisão que tem gerado polêmica é a indicação de Dilson Peixoto para a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, algo que a direção estadual não sentou para deliberar. Existem pelo menos 4 nomes no partido em busca da indicação que se deu na cozinha do governador Paulo Câmara com a presença do senador reeleito Humberto Costa. Então, o PT, até mesmo os que lutaram na campanha pela reeleição de Paulo não estão se sentindo representados com a indicação de Dilson, que segundo alguns "não entende nada de agricultura".

Deputados federais
Alguns deputados federais eleitos tinham certeza que seriam convidados por Paulo Câmara para participar do governo. No entanto, até o momento Paulo não deu uma demonstração sequer que irá abrir vaga para nenhum suplente assumir uma vaga em Brasília, tendo em vista que o titular vá assumir uma pasta no estado.

Jantar indigesto
O governador Paulo Câmara jantou na casa do deputado federal Augusto Coutinho após sua reeleição em outubro. Neste jantar, Augusto teria ouvido do próprio governador que iria precisar de sua ajuda no governo. Até o presente, sobrou apenas um pequeno consórcio no Recife para o Solidariedade, e Augusto não digeriu até agora tamanha ingratidão de Paulo. Aliados do deputado lembram que o deputado deu "o sangue" pela reeleição mesmo tendo do outro lado o seu cunhado Mendonça Filho (DEM) como candidato ao senado.

Os secretários
De novatos temos até agora especulações em torno dos nomes de Rodrigo Novaes (PSD), Rogerio Leão (PR), Dilson Peixoto (PT). Ainda falta sentar à mesa com o governador o PC do B e o PP, para definir os seus rumos. Fontes ligadas ao Palácio dizem que a ideia seria isolar o PP, mas o número de 10 deputados estaduais, assusta o governador.
Nilton Mota - Casa Civil
Eduardo Machado - Secretaria de Imprensa
André Longo - Secretaria de Saúde

Quanto a Rodrigo Novaes
A dúvida é se ele entra na cota pessoal de Paulo Câmara ou na do PSD. Nos bastidores, dizem que o presidente da sigla, André de Paula, indicaria o nome de outra pasta. A ida de Rodrigo para o secretariado abre a vaga na Alepe para o primeiro suplente da coligação, Sivaldo Albino, que fará oposição ao prefeito de Garanhuns, Izaías Régis.

Já o PDT
O PDT vai ficar com a secretaria do trabalho, apesar do presidente Jair Bolsonaro ter extinto o ministério do trabalho. O partido queria ficar com a pasta da agricultura, mas o PT levou a melhor e tinha prioridade, tendo em vista que o PDT  apoiou Maurício Rands.

Da própria casa 
O secretário de governo da prefeitura do Recife e presidente estadual do PSB assumirá a secretaria de Desenvolvimento Social. Ele substitui Cloves Benevides.
Nota: Quem deve estar levantando às mãos para o céu são os vereadores recifenses e partidários do prefeito Geraldo Júlio, a reclamação de Sileno era geral. Só faltava o governador colocá-lo na Articulação política para o governo desandar de vez.

Responde ou Cala: Existe alguém mais magoado com o governador Paulo Câmara do que Augusto Coutinho (SD) e o deputado federal André de Paula (PSD)?

PSL fica contra PSB - A não nomeação de Antonio de Rueda para o cargo de Secretário de Turismo do Governo de Pernambuco é uma vitória do deputado federal Luciano Bivar que sempre foi contrário a indicação para qualquer espaço de membros do PSL do presidenciável Jair Bolsonaro.
"Não cabe o PSL onde tem o PT e o PC do B" disse uma fonte com exclusividade ao Blog. Com a decisão, o PSL deve formar um bloco de oposição ao PSB tanto no governo do estado como na Prefeitura do Recife, o que pode indicar um veto ao nome do deputado federal Felipe Carreras (PSB) no partido.

Silvinho Silva - Editor do Blog




Postar um comentário

0 Comentários