Mais Médicos: 92% das vagas abertas com saída de cubanos já foram preenchidas

Um balanço divulgado na sexta-feira (23) pelo Ministério da Saúde mostra que 92% das 8.500 vagas oferecidas para o Programa Mais Médicos já foram preenchidas por profissionais brasileiros, após a saída de cubanos da parceria.

Ao todo, foram mais de 17.500 pré-inscrições, sendo que 7.871 médicos já escolheram o município em que vão trabalhar. Desse total, 40 pessoas já se apresentaram nas unidades básicas de saúde, o que deve acontecer com os demais até o dia 14 de dezembro.

As inscrições terminam no dia 7 de dezembro. O prazo terminaria neste domingo (25), mas foi prorrogado por conta de instabilidades do site. No primeiro dia, o número de acessos simultâneos chegou a 1 milhão.

Defensoria tenta impedir mudanças
Em Brasília, a Defensoria Pública da União entrou com pedido na justiça tentando impedir mudanças no programa, que pode exigir a revalidação dos diplomas de médicos estrangeiros. O juiz Eduardo Rocha Penteado, da 14ª Vara Federal do Distrito Federal, no entanto, negou o pedido.

Segundo o magistrado, existe um edital com inscrições abertas para a substituição de cubanos e não existe ação ou omissão do governo brasileiro que exija a intervenção do judiciário. Ele lembrou que não existe proibição da lei que criou o programa ser mudada, desde que ela seja devidamente aprovada pelo Congresso Nacional.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin

Postar um comentário

0 Comentários