Oposição se uniu e encaminha vitória na eleição do CREF de Pernambuco

Desde a criação do Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco, há quase duas décadas, nenhuma chapa de oposição pode disputar as eleições da entidade. Em 2018, isso aconteceria novamente. As chapas de oposição, entretanto, conseguiram na Justiça Federal o direito de concorrer.

A rejeição dos Profissionais de Educação Física com o grupo que está a frente da autarquia é gigante (mais de 90%) e a eleição tinha tudo para ser polarizada entre a chapa 2 e a 3, ambas de oposição.

Porém, a Chapa 3 “Renovar para Transformar” informou ao CREF12 em caráter irrevogável e irretratável a RENÚNCIA/DESISTÊNCIA da chapa e dos candidatos, na eleição 2018 do CREF12/PE e o apoio à chapa 2.

Segundo o comunicado apresentado pela chapa 3 a renúncia/desistência, tem suporte em diversos acontecimentos, que levou a optar pela coesão das chapas de oposição, além do:

Ilegal indeferimento do registro de candidatura, situação revertida mediante decisão da Justiça Federal;

Falta de transparência na condução do processo eleitoral, tendo em vista que toda a comissão eleitoral foi nomeada por membro da chapa 1 (da situação);

Abuso de poder econômico e político apresentado pelos membros da chapa 1 (situação), que utilizam a instituição para promover sua candidatura;

Aumento de publicidade institucional promovido às vésperas da eleição pelo CREF/12 e pelo CONFEF no Estado de Pernambuco, a fim de promover indiretamente os candidatos da situação;

Fato ocorrido no dia 17/09/2018 (segunda-feira), em que a candidata à (re)eleição pela chapa 1 (da situação) e atual presidente do CREF12, em entrevista à rádio Petrolina, divulgou que a eleição estava remarcada para o dia 06/11/2018, enquanto que a Comissão Eleitoral somente publicou a nova data do pleito no dia 19/09/2018 (quarta-feira), ficando clara o repasse de informações privilegiadas de decisões que supostamente sequer haviam sido tomadas para a Chapa 1;

Falta de divulgação da nominata correta de profissionais aptos a votar; ausência de comprovação tempestiva do envio das cédulas eleitorais; ausência de divulgação do rastreamento das cédulas eleitorais e a falta de credibilidade da comissão eleitoral acerca da guarda dos votos recebidos por correspondência.


A Chapa 3 requereu ao CREF12/PE a divulgação do comunicado de renúncia/desistência na íntegra, e a aplicação imediata dos seus efeitos, para que as cédulas de votação não sejam expedidas, enviadas e/ou utilizadas de qualquer forma, com o nome da chapa incluso, pois qualquer deliberação em sentido contrário comprometerá ainda mais a credibilidade do pleito.
“O processo de registro da Chapa 3 foi muito estressante, nós da Chapa 3 tivemos que vencer inúmeros obstáculos colocados pela Comissão Eleitoral do CREF 12/PE, e todos foram derrubados na justiça. Isto nos ajudou a entender quem estamos enfrentando e então surgiu a ideia de unirmos forças com a Chapa 2, explica Enoque Junior, representante da Chapa 3.
Dr. Lúcio Beltrão, representante da oposição, demonstra confiança na vitória: “A chapa 3 era muito forte. Esse gesto nobre de desprendimento só demonstra o compromisso deles com a nossa profissão. Nossa responsabilidade aumentou ainda mais. Estou convicto de que, se houver lisura na eleição, a chapa 2 será a vencedora” explicou o advogado e profissional de educação física, Lúcio Beltrão da chapa 2.
A chapa 3 era formada pelos seguintes Profissionais de Educação Física:
Enoque Tavares de Menezes Junior - CREF 001800-G/PE;
Neemias dos Santos Goncalves - CREF 001905-G/PE;
Daniel de Albuquerque Fernandes - CREF 001204-G/PE;
Gutierrez Fellipe Muniz Ayres - CREF 003730-G/PE;
Felipe Francisco Pereira da Silva - CREF 005110-G/PE;
Felipe Alberto Nascimento de Souza - CREF 004950-G/PE;
Hugo Jose Alves Evaristo - CREF 002586-G/PE;
Marcus Antonio Dias Henauth - CREF 004431-G/PE;
Marcel Anderson Ferreira - CREF 001711-G/PE; 
Andre Felipe Nogueira Oliveira Lopes - CREF 004482-G/PE;
Victor Lima Vieira- CREF 004334 - G/PE;
Renata Moreira Paes Barreto Sant´ana - CREF 001332-G/PE.
Luis Gustavo da Costa Pereira - CREF 001468-G/PE;
Nicolas de Oliveira Lins - CREF 003443-G/PE. 

Profissionais que já declararam Apoio à chapa 2:

Adriano Vanderlei, Alex Lobão, Alexandre Barbosa, Alice Araújo, Anderson Santos, Andressa Mariah, Antonio Zidane, Aristóteles Queiroz, Cacau Ferraz, Carlos Tevano, Carol Pündrich, Cristiano Rocha, Cassiano Vasconcelos, Denis Foster, Douglas Silva, Edilson Fernandes, Ewerton Leite, Fernando Galvão, Hugo Paraíso, Higo Faraday, Ícaro Carvalho, Jailton Santos, Jorge Bezerra, José Luis Simões, Kadu Lins, Leo Kaju, Lidaiane Arruda, Luciano Machado, Marcelle Carvalho, Marciano Barros, Marcílio Moraes, Marcos Vinicius, Michael Cunningham, Pedro Chaves, Pedro Henrique, Pedro Lago, Públio Júnior, Rene Albino, Romero Barros, Romilson Wladson, Sidarta Geber, Thiago Leal, Thiago Santos, Vinicius Damasceno, Vinicius Macieira.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Conforme Dr. Lúcio Beltrão falou, eu também estou muito confiante.
    Desde já parabenizo a CHAPA 2 pela provável vitória.

    ResponderExcluir