Coluna Digital: Uma pesquisa estranha

Resultado de imagem para Antonio Lavareda e Jarbas
Ipespe, Ibope, Datafolha, RealTime: Quem traz o resultado correto?

Eu não sou desses de discordar de pesquisas. Mas é vergonhoso para o IPESPE trazer uma pesquisa para governador com Paulo Câmara dez pontos percentuais à frente de Armando. As últimas pesquisas IBOPE, DATAFOLHA, REAL TIME, mostram uma estagnação do governador Paulo Câmara (PSB) e um crescimento do candidato trabalhista, Armando Monteiro. A pesquisa do Ipespe publicada na Folha de Pernambuco foi feita por Antonio Lavareda, nada mais nada menos que a pessoa que coordenou a comunicação dos governos Jarbas (1999 a 2005). Hoje Lavareda trabalha na campanha de Paulo Câmara no PSB.

Quem não lembra da pesquisa deste instituto em 2006 que apontavam Mendonça Filho (DEM) lá em cima para o governo de Pernambuco e quase empatado com Humberto, vinha Eduardo Campos. O resultado da eleição, todos conhecem: Eduardo ficou atrás de Mendonça Filho por apenas 6 pontos percentuais: 39 a 33. Ora, não dá para dar crédito a uma pesquisa dessa. Venhamos e convenhamos, se as pesquisas realizadas na última semana apontaram um Pernambuco dividido, por que será que apenas o IPESPE daria um resultado tão divergente? O que o Ipespe viu de diferente que os demais institutos não viram? Não estou dizendo que ele esteja errado, mas não dá pra ficar calado mediante às brincadeiras que esses institutos estão fazendo com a cara das pessoas em época eleitoral.

Isso vai de Presidente, governador e senador. Eu sou favorável a que sejam proibidas às divulgações de tais pesquisas em ano eleitoral para que haja uma eleição bem mais equilibrada. A verdade é que tais institutos de pesquisa tentam muitas vezes manipular os resultados em benefício de alguns candidatos e tirar do jogo alguns outros. Já foi tentado colocar em pauta um projeto de proibição de divulgação de pesquisas, no entanto não obteve assinaturas necessárias no Congresso Nacional.

Agora, isso que acontece hoje é uma verdadeira piada. Em quem vamos acreditar? Em institutos de nome como o IBOPE e DATAFOLHA ou em institutos totalmente suspeitos? Lembrando que o IBOPE semana passada emitiu nota dizendo que errou ao colocar uma vantagem de 14 pontos para Paulo Câmara. Aguardemos pois, nesta quarta, o resultado da Pesquisa Ibope e a divulgação da pesquisa Datafolha e vamos ver se os números são idênticos. No entanto, a opinião não é só minha, mas de várias pessoas, que os institutos estão divergindo ora dando empate, ora dando vantagem. Isso prejudica e muito os eleitores, mas prejudica mais ainda os próprios candidatos.

Rejeição - Vejam que loucura do Ipespe: A rejeição de Armando Monteiro está em 48% e a de Paulo Câmara 46%. Ora, então nenhum dos dois será eleito. Todo mundo sabe que um número de rejeição desse é altíssimo e veneno para uma campanha. Ou erraram na numeração, ou exageraram na dosagem. Os demais institutos apontaram uma rejeição de 30% para Paulo e 25% para Armando.

Divergências - O Real Time que realizou a pesquisa e a divulgou na segunda-feira dia 24, mostra Paulo com 34 e Armando com 30. A pesquisa do Datafolha Divulgada na última quinta mostra Paulo com 35 e Armando 31. O Ibope mostrou Paulo estagnado em 33 pontos. Agora surge o Ipespe colocando Paulo com uma vantagem de 10 pontos. É estranho, não?

Não será fácil - Um segundo turno entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad não será tão fácil como se imagina. Com uma campanha tão forte contra Bolsonaro como todos estão fazendo pode haver um efeito reverso, no caso da população questionar de fato o motivo do #ele não!

Não preciso de muleta - O candidato do PTB bateu forte no governador Paulo Câmara no debate da TV JORNAL ao ser questionado sobre o seu voto para presidente. "Tem candidato aqui que faz do seu presidente uma muleta. Eu não preciso, sei caminhar com as próprias pernas". 

Botando polícia na cola do trabalhador - Ao ser indagado pelo governador Paulo Câmara sobre o seu voto a favor da reforma trabalhista e acusado de ter acabado com o emprego, Paulo levou um rebordosa daquela. "Quem acabou com o emprego foi o senhor, governador. Que paralisou nosso estado e não deixa-o virar um canteiro de obras por incompetência. E sua vida ainda é viver botando a polícia atrás dos trabalhadores mototáxi". Paulo deveria ter ficado sem essa!


Silvinho Silva 
silvinhosilva2018@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários