Coluna Digital: Armando cresce no tempo certo

Resultado de imagem para Armando Monteiro e Paulo Camara 2018
O Jogo eleitoral mudou em Pernambuco

Quem diria. Conforme noticiamos aqui neste blog, o povo pernambucano estava muito mas muito ligado na eleição presidencial e totalmente desligado da eleição para governador do estado. Tanto que Paulo Câmara (PSB) candidato a reeleição estava correndo trecho quase que "sozinho" e dominando a cena política. Paulo começou a disputa eleitoral com 25% dos votos válidos. E com o apoio de Lula, o apoio do PT, a presença de Haddad em Pernambuco, como aconteceu em Garanhuns com direito até a realização de carreata e comício, e inúmeras participações no guia eleitoral, Paulo conseguiu chegar a 33% (No IBOPE) e 35% (no DATAFOLHA).

Isso mesmo, com o domínio da máquina pública estadual e a máquina pública da Prefeitura do Recife, além do apoio de inúmeros prefeitos. Paulo achava que com a "rifada" de Marília Arraes do pleito eleitoral, seria fácil vencer a disputa por achar Armando Monteiro um candidato fraco. Submeteu ao petebista a pecha de candidato de Temer devido ao apoio dos candidatos ao senado Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB). De nada adiantou. Apenas em um dado momento dificultou o crescimento de Armando, que agora entrou em linha de crescimento sucessivo. O discurso não colou, tanto que após 21 dias de guia eleitoral não conseguiu brecar a candidatura de Armando. Até porque, a imagem de Armando está mais colada a Lula, pelo apoio recebido em 2010 na sua candidatura ao senado e em 2014 ao governo do estado.

Armando cresceu na pesquisa do datafolha e levou junto os seus dois senadores. Mendonça Filho (DEM) que empatou tecnicamente em segundo lugar com Humberto Costa (PT) que caminha para mais uma derrota, ao que tudo indica, e Bruno Araújo que alcançou os dois dígitos subindo para 12 pontos percentuais. Ainda no dia que saiu a pesquisa, iniciou um grande ataque intensivo ao candidato ao senado Jarbas Vasconcelos (MDB) questionando o seu apoio ao PT de Humberto e de Lula, a quem o mesmo chamou de chefe de quadrilha. No mesmo ritmo, às críticas de Jarbas ao Programa Bolsa Família passou a fazer parte da mira da oposição. 

Se a nota do IBOPE deu a Armando um ar para respirar aliviado, a pesquisa do Datafolha acendeu o sinal vermelho do Palácio que mais uma vez teve que sentar e repensar como conduzir a campanha neste últimos 14 dias que vai poder usar a TV e o rádio. Armando, de adversário fraco e sem potencial passou a ser a grande ameaça ao poderio do PSB de Paulo Câmara no estado.

Perseguição - O candidato a deputado federal Milton Coelho (PSB) classificou como perseguidora a notícia de que o mesmo foi acusado de peculato. Segundo o ex-secretário de administração todas às informações foram prestadas a delegada e em momento nenhum foi encontrada irregularidade. "A denúncia sequer foi ao Ministério Público e está sendo usada de forma para prejudicar o candidato do PSB eleitoralmente". 

Caiu pra Marília também - A vereadora e candidata a deputada federal Marília Arraes (PT), a mesma delegada Patrícia Domingos indiciou a vereadora por empregar em seu gabinete funcionários fantasmas. Mesmo caso, que a mesma delegada acusou Milton Coelho (PSB). A vereadora nega às informações levantadas pela delegada. Ambas às denúncias foram feitas de modo anônimo.

Não quer saber - Sem apoio do PP de Eduardo da Fonte, Jarbas fez questão de faltar em evento do governador Paulo Câmara com o deputado estadual Cleiton Collins.

E por falar ... - Em Cleiton Collins que é a grande liderança evangélica no estado, um grupo de pastores estão prontos para aderir a campanha de Armando Monteiro nos próximos dias. O motivo: O apoio do PC do B que indicou Luciana Santos vice de Paulo e todos os projetos que o partido apoia. O PC do B foi o responsável pela peça teatral "O evangelho de Jesus rainha do céu" que causou a maior polêmica em Garanhuns.

Neutro - O candidato do PTB, Armando Monteiro, não vai apoiar nenhum presidenciável nesse primeiro turno. Em sua coligação, existem apoiadores de Bolsonaro, de Alckmin, de Álvaro Dias, de Ciro Gomes e de Haddad.

Debandada - O Palácio vai fazer um verdadeiro intensivão para que nas próximas pesquisas Paulo cresça ou reaja e que Armando pare de crescer. A promessa de abandono do barco de Paulo para o de Armando é grande. Segundo fontes, alguns prefeitos estão aguardando apenas os próximos capítulos.

Além disso - Dois grandes partidos da coligação de Paulo estão prontos para declarar apoio a Armando Monteiro. Um deles, é o Patriotas que liberou seus candidatos para apoiarem o candidato que quiserem. Para a surpresa, cerca de 95% dos candidatos, que são evangélicos, já levantaram a bandeira de Armando Monteiro.

E o PT? - O partido dos trabalhadores embora esteja oficialmente no palanque de Paulo Câmara e indicando o senador Humberto Costa candidato a reeleição, as lideranças não estão nem aí para Paulo e além de não fazer campanha, muitos deles estão partindo para o palanque do PTB. Com algumas ressalvas que são os candidatos ao senado.

Silvinho Silva
silvinhosilva2018@gmail.com
(81) 98281 4782

Postar um comentário

0 Comentários