Coluna Digital: Marília Arraes acenando para Silvio Costa

Um apoio e tanto na campanha de Silvio Costa 

A candidata a deputada federal Marília Arraes (PT) desfilou em Serra Talhada ao lado do prefeito Luciano Duque e do candidato ao senado Silvio Costa (Avante). Numa campanha eleitoral não se precisa muita coisa para gerar comentários, basta apenas gestos e Marília tem feito esses gestos com aqueles que pretendiam votar nela para governadora. Ela declarou que "não fará campanha para Humberto Costa (PT) devido ao mesmo estar no palanque da Frente Popular". Isso, ela falou no final da semana. No mesmo período a petista desfila em carro aberto e mostra a todo o povo pernambucano o seu candidato ao senado: Silvio Costa. 

Pois bem, o que está acontecendo é simplesmente o que eu falei neste blog no mês de junho: Marília faria sua campanha para deputada e faria campanha para Silvio Costa ao senado. Se a campanha de Silvio tem ou não como crescer, as pesquisas dizem: Na pesquisa Ibope, Silvio aparece com 10% empatado com Bruno Araújo enquanto na Datafolha, Silvio aparece com 11% contra 9% de Bruno. Querendo ou não, Bruno tem uma forte estrutura de campanha, tem um palanque que é o de Armando e sem contar alguns apoios avulsos. Enquanto Silvio Costa embora tenha um palanque que é o de Maurício Rands (PROS) Silvio se mostra maior que o seu candidato ao governo.

Caso Marília Arraes (PT) consiga levar ao conhecimento dos pernambucanos o seu apoio a Silvio Costa, a campanha do candidato do AVANTE pode crescer e aparecer de fato e ganhar contornos que até então Silvio não tem. Como se sabe, todo apoio é bem vindo, mas ter o apoio de uma candidata que foi rifada pelo partido  em um momento de crescimento, é uma mão na luva. 

Se a política é feita de gestos, não existe um gesto maior que a neta de Arraes possa ir fazendo que este que deve ser repetida em diversas cidades pernambucanas. Como a eleição para o senado está solta no estado, Silvio Costa pode conquistar espaços e fazer com que sua candidatura ganhe contornos com ar de vitória.


Jaqueira - O democrata Sérgio da Farinha, que é empresário e pretende apresentar um projeto para a cidade de Jaqueira (PE), em contato com o Blog, comunicou que não está apoiando o candidato ao senado Bruno Araújo. Sérgio, vai apoiar Armando para governador, Mendonça e Jarbas para o senado.

Efeito reverso - Levantamentos internos feitos pelo Palácio mostram que nem todo apoio é bem "quisto" no que se refere aos prefeitos. Segundo alguns, existem cidades que é bem melhor não ter o prefeito em seu palanque ou pelo menos evitar de ir na cidade. "A hora é de cautela".

Pegou mal - Os vereadores oposicionistas de Belém de Maria abandonaram a sessão da Câmara Municipal que votava a LDO para não aprovar o projeto enviado pelo executivo. O atraso na aprovação do projeto pode deixar o prefeito totalmente travado e sem poder realizar obras estruturantes na cidade. A população não aprovou o gesto do "quanto pior,melhor".

LDO - O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento. 

Bem votados - Segundo informações vindas de São Joaquim do Monte, demonstram que o prefeito Joãozinho Tenório (PSDB) dará uma ampla vitória aos seus candidatos: Alessandra Vieira (PSDB) para estadual e Vinícius Mendonça (DEM) para federal, além de uma vitória esmagadora de Bruno Araújo para o senado que deve ser o mais votado no município.

Apoio firme ou faz de conta? - O Prefeito de Garanhuns, Izaias Régis (PTB) já iniciou a campanha dos seus candidatos na cidade. No entanto, nos adesivos de pessoas ligadas a Prefeitura na cidade uma grande campanha para Armando Monteiro que é candidato a governador e para Silvio Costa (Avante) ao senado. Incrivelmente, nenhuma alusão à Mendonça e nem tampouco a Bruno Araújo.

Ganhando força - O candidato a presidente Jair Bolsonaro que conquistou a média de 1/3 do eleitorado brasileiro justamente no início do guia eleitoral. Segundo a média das duas últimas pesquisas, Bolsonaro aparece com 32% sendo que na margem de erro pode ficar entre 29 a 35% dos votos. O crescimento de Bolsonaro nessa hora tem sido pauta de reuniões entre tucanos.

Haddad mesmo sem aparecer - Levantamentos internos feito pelo PT mostram que Fernando Haddad quando aparece colado no ex-presidente Lula, como seu candidato sobe e fica com cerca de 19% a 22%. O petista, ex-prefeito de São Paulo está levando uma grande vantagem pois devido a legislação eleitoral que dá até o dia 17 para troca de candidato, faz com que ele não participe de debates e nem de entrevistas e ainda dá a Lula uma qualidade de vítima no processo eleitoral. O PT de fato, soube jogar o jogo, pelo menos até o presente.

Silvinho Silva 
(81) 98281 4782
silvinhosilva2018@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários