PSDB corre risco de diminuir se não souber jogar

Resultado de imagem para PSDBPróximo sábado uma parcela da oposição ao governo Paulo Câmara se reunirá na cidade de Ipojuca em mais um evento "Pernambuco quer mudar" que reunirá diversos partidos: PTB, DEM, PV, PSDB, PPS. No entanto uma coisa é muito estranha nesse movimento. O único partido que tem um candidato competitivo que é o governador Geraldo Alckmin, simplesmente não sabe simplesmente qual lugar ocupará na chapa ao governo de Pernambuco. Dentro do PSDB, um nome se colocou: o ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Elias Gomes. No entanto o seu pleito sequer teve a anuência do próprio partido, embora o Secretário-Geral do PSDB seja o seu filho, o deputado Betinho Gomes.

Se a oposição for marchar aqui no estado apenas com um nome representando todo esse grupo político, estará fadada a um enorme fracasso. Vai levar o nome de "o Palanque de Temer", e o presidente que começou a semana lançando seu nome à Presidência da República, viu terminar a mesma semana vendo amigos serem presos. "Se ele não tivesse na Presidência da República, estaria preso hoje" disse o comentarista político José Maria Trindade da Rádio Jovem Pan. A melhor saída para o PSDB seria uma candidatura própria e bem distante de Fernando Bezerra Coelho. No entanto, parece que os seus dirigentes partidários não estão tão dispostos assim.

Em meio a falta de uma liderança que aponte um rumo nessa eleição, o presidenciável Geraldo Alckmin corre um sério risco: Não ter um palanque pra chamar de seu aqui no estado e contar apenas com um partido avulso (o PSDB) fazendo campanha para ele. Em 2002, o PT tinha apenas o comando da prefeitura do Recife e bancou a candidatura de Humberto Costa ao governo somente para dar palanque a Lula no estado. Deu certo, Lula foi eleito e venceu em Pernambuco. Humberto, se tornou ministro da saúde.

Se o PSDB tem um nome com uma pessoa disposta a ir para a luta, a correr o estado que é o ex-prefeito Elias Gomes, o que falta então, para ir à luta? Veremos o tamanho do PSDB após este encontro de 07 de abril em Ipojuca. Pois do jeito que está hoje, o partido corre um sério risco de entrar na disputa e sair dela muito menor.

Postar um comentário

0 Comentários