MANDANDO BRASA - Tudo caminha para uma eleição de dois turnos

Cenário de 2º Turno em Pernambuco

Resultado de imagem para Paulo Câmara
Com a chegada do mês de março de 2018 e cada vez mais próximo o mês de abril onde se encerrarão os prazos iniciais desta campanha geral que é o de filiação partidária, em Pernambuco fica cada vez mais claro sinais de uma disputa bastante acirrada para ver quem sentará na cadeira de Governador do Estado a partir de Janeiro de 2019. Com a saída de João Paulo do PT para outro partido e assim o apoio do ex-prefeito recifense ao projeto de reeleição de Paulo Câmara, já é dado como certa a candidatura da vereadora Marília Arraes (PT). Ou seja, a aliança que os socialistas comemoravam há um mês, está mais para não acontecer.

Além disso,a vitória de Fernando Bezerra Coelho (MDB) na queda de braço pelo controle do partido com o senador Jarbas Vasconcelos e o vice-governador Raul Henry, força os dois e mais alguns da legenda a abandonarem o partido para se abrigarem em outra legenda. É algo histórico tendo em vista que Jarbas foi governador, senador e prefeito do Recife sempre pelo mesmo partido e agora o perde para Fernando que para conseguir tal feito se aliou a Temer. Ora, Fernando peitou Jarbas e venceu. Tomou-lhe o controle do partido. Feito esse, que nem o próprio Eduardo Campos conseguiu quando estava no auge aqui em Pernambuco.

Além de tudo isso, Paulo ainda tem um probleminha de casa para enfrentar: Deputados andam insatisfeitos com o trato que o Palácio anda dando a João Campos e deixando-os de mão. Ou seja, o jogo eleitoral já está sendo jogando faz tempo e esse mês de filiações e da janela partidária todos sabem que seria um mês perigoso, e de concretização de muitos acordos que vinham sendo firmado já fazia tempo. A política apesar de ser algo que no momento não está muito na cabeça da população, estará este ano, já com seus novos atores. E mesmo com tamanha decepção da população ainda existem aqueles que acreditam que a política é o caminho da mudança, da libertação.

E até que a política chegue na agenda do povo pernambucano, tem chão. Mas se o governador Paulo Câmara não se cuidar, a oposição pode tomar fôlego. Armando Monteiro (PTB), Marília Arraes (PT), já podem juntos, forçarem um segundo turno no estado. E é deste segundo turno, que Paulo Câmara e o PSB têm medo.


Refazendo contas - O PSB mais perdeu do que ganhou até o momento com a candidatura de João Campos. Não pelo fato de que o jovem socialista venha a sofrer alguma derrota eleitoral. A máquina do governo está a seu favor. Mas, o fato é que tendo em vista a postulação de João Campos, vários deputados federais estão abandonando ou ameaçando abandonar o barco.

Segurando os insatisfeitos - Vários deputados tem ido ao Palácio reclamar ao Governador Paulo Câmara o fato de João Campos estar investindo em bases eleitorais dos mesmos. O Governador prometeu rever ainda estas contas para conter a debandada de deputados do chapão da Frente Popular.

Ciumeira - Não é de hoje que até as paredes do Palácio sabem a ciumeira dos deputados federais com às investidas do Palácio em torno da candidatura de João Campos, querendo fazer do filho de Eduardo o mais votado e não apenas isto, mas historicamente o mais votado no estado de Pernambuco, principalmente estando a política tão desacreditada do jeito que está.

Tem partido - O MDB decidiu encerrar ontem a novela do controle do partido, dissolvendo o diretório estadual e nomeando uma nova comissão provisória tendo Fernando Bezerra Coelho como seu presidente. Coelho, agora, só não é candidato a governador se não quiser. Ganhar, no entanto, é que tá difícil.

Lá não é como cá -Enquanto em Joaquim Nabuco o prefeito Neto Barreto (PTB) já quitou a folha de pagamento do mês de março de 2018 mesmo sem o mês tendo se encerrado, em Palmares o Prefeito Altair Júnior ainda não pagou aos contratados os salários de dezembro. Se existe crise em Palmares, o que se pode dizer de Joaquim Nabuco?

Silvinho Silva é editor do Blog
silvinhosilva2018@gmail.com


Postar um comentário

0 Comentários