MANDANDO BRASA - Quem será o candidato de Lula?

A partir de hoje, 16 de dezembro de 2017, a Coluna Mandando Brasa passa a ser publicada também no sábado.

Resultado de imagem para lula e jacques wagnerCom o julgamento de Lula em segunda instância marcado para o dia 24 de janeiro de 2018 será um divisor de águas para a eleição do mesmo ano. Dificilmente, ou quase impossível Lula conseguirá manter sua candidatura à presidência por um fato: tempo. De janeiro até agosto de 2018, já terá se exaurido imensos recursos a que o petista tem direito. No entanto, a candidatura de Lula estará de uma vez por todas minada do mapa eleitoral. Esqueçam! Ele não será candidato em 2018. Mas isso também não significa que Lula estará fora do jogo eleitoral não. Uma coisa é Lula não ser candidato, e outra é ele solto não poder fazer campanha.

Ele fará sim campanha e com um discurso muito mais forte que antes: O discurso do vitimismo com certeza cairá como uma luva sobre Lula. "A justiça só pende para um lado". Sem contar que no meio do caminho existe o STF que pode rever o caso da prisão em segunda instância, que não é unanimidade por lá. Agora, nesse caso, para quem Lula fará campanha? Para Ciro Gomes? Não, meu amigo leitor. Lula já tem na manga um nome de um nordestino para sagrá-lo seu candidato. É o ex-governador da Bahia, Jacques Wagner (PT) que já foi ministro de Lula, governador da Bahia por dois mandatos e ministro de Dilma. 

Lula considera Jacques quase um irmão. E o fato de ser ele um nordestino, e baiano, pesa muito para que ele receba do ex-presidente a missão de substituí-lo no jogo eleitoral. Ora, se Lula tem seus 30% de votos "certos" ele transfere facilmente para quem ele apresentar e com um discurso de vitimismo essa conta só tende a aumentar. 

Não existe segredo mais no PT. Todos eles sabem que Lula não será candidato a nada e vão levar até o fim essa história de que Lula é vítima de uma conspiração. E quando chegar ao período do registro eleitoral, caso o partido não consiga uma liminar no TSE (algo que não vão conseguir) o candidato será o "Galego da Bahia". Um homem que veio do Rio de Janeiro, se instalou no grande estado da Bahia, foi governador por dois mandatos é judeu, e está pronto para substituir o seu líder político na tarefa de liderar às esquerdas. 

Lula já prometeu que luta até o fim. E não brinquem com o homem. Tanto Lula quanto o PT fazem tudo para conquistar o governo, e se possível jogar a justiça contra o eleitor. Não se surpreendam se a Lava Jato colocar o PT de novo na presidência. Dizem os petistas: "Se morre vira mártir, se for preso vira herói, e solto vira Presidente". Lula não será preso até às eleições por conta do enorme vácuo da lei brasileira, não virará presidente, mas poderá fazer alguém virar. E esse alguém é Jacques Wagner.

Décimo-Terceiro - Algumas prefeituras da nossa região pagaram nesta sexta dia 15 de dezembro o décimo-terceiro de seus servidores efetivos e comissionados como foi o caso de Catende e de Maraial.

Ciro é um poço de mágoas com o PT - O presidenciável do PDT, Ciro Gomes, não esconde de ninguém que é um poço de mágoas com o PT, pela falta de apoio ao seu nome para presidente. Ciro apoiou Lula em 2002, 2006, e Dilma em 2010 e 2014. Segundo Ciro, o único ano em que ele não votou em Lula foi em 1994 porque o ex-presidente foi contra o plano real.

Reconsiderando - O deputado João Fernando Coutinho (PSB) está de fato bastante preocupado com sua reeleição à Câmara e não esconde de seus amigos e aliados que pode de fato rever sua ideia e disputar um mandato na Assembleia. O socialista acredita que pode sim conseguir tranquilamente uma vaga na casa estadual.

A Prova disso - É que algumas lideranças que apoiam João Fernando ainda não fecharam com um deputado estadual ou candidato a deputado estadual, justamente por conta da indecisão de João Fernando sobre qual cadeira disputará. Ele fez uma péssima troca a ALEPE pela Câmara Federal. Aqui ele brilhava, lá, mal aparece. E não aparece nem quando é para aparecer.

Silvinho Silva é editor do Blog
silvinhosilva2018@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários