MANDANDO BRASA - A região do atraso

Resultado de imagem para Mata Sul PernambucoA imprensa de Pernambuco, em especial o Jornal do Commercio, caíram em cima da malhação em cima de duas cidades da mata sul: Jaqueira e Maraial. Ondas de demissões crescente, pessoas que estão indo embora de seus grotões para São Paulo e demais estados em busca de novos rumos, de novas perspectivas de vida. Motivo? O desemprego. Brejo da Madre de Deus também foi alvo da reportagem. O caso é que esse problema não é político, não é falta de vontade dos gestores, esse problema é geral. A cada dia que se passa, os prefeitos vêem mais pessoas batendo à sua porta pedindo emprego e a folha de pagamento de pessoal aumentando. Isso é tanto em nível regional, tanto em nível estadual como nacional. 

Algumas prefeituras que têm como se manterem sozinhas este ano de 2017 chegaram a um déficit tão grande que tiveram que recorrer ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios) que cai todo dia 10, dia 20 e dia 30 nos cofres da prefeitura, para honra despesas que antes dessa "marolinha" podiam arcar sozinhas. Cidades de nossa região baixaram salários de seus servidores, cortaram gratificações de anos, para poderem se adequar na Lei de Responsabilidade Fiscal. Governar agora, em épocas como a nossa, necessita de mais atenção, mais equilíbrio e mais gerenciamento. Estão ouvindo mais "não" da boca dos prefeitos do que "sim". E pena para prefeitos de cidades como as de nossas região, que precisam escolher entre a adequação a LRF e não responder por improbidade administrativa, ou dar um "sim" ao pai de família que vai humildemente ao seu gabinete clamar por empregos.

Se os empresários pernambucanos tivessem um pouco mais de visão,trariam para a nossa região investimentos de pequenos aos grandes. Aqui sim, tem mão de obra. Tem homens e mulheres dispostos a trabalhar, o que falta é oportunidade, que infelizmente os nossos municípios não tem como arcarem sozinhos. O serviço público no Brasil que já é precário, na mata sul pernambucana nem se fala. O que tem de gente que está à espera de atendimento médico, de marcação de exames, não está nos livros. Eu ouvi uma mulher dizer que foi até o Hospital Regional de Palmares com a sua filha ardendo em febre e lá apenas medicaram o famoso "dipirona". Disse ela: - O médico olhou pra minha filha, aplicou uma injeção e disse que eu fosse dando dipirona que passava.

O que é uma criança reclamando da falta de atendimento no Hospital de Água Preta? Sinais de precariedade do setor público. Muitas vezes eu me pergunto: Por que esse pessoal não busca parcerias na área da saúde para agilizar certas coisas. Bem, como você pode ver iniciei a coluna falando de desemprego, e agora já estou na área da saúde. Em outras oportunidades falei das barragens de contenção e da segurança. Aí você me pergunta: Que local é esse? Mata Sul do estado de Pernambuco. Um local pobre, que necessita de cuidados e que, infelizmente é o mais esquecido pelos políticos que pasmem vocês: Foi o próprio povo da mata sul que elegeu.

Sou apenas um esperançoso, junto com outras vozes que fazem força para gritar que nossa região "ainda" existe.

300 policiais para Caruaru - O Governador Paulo Câmara entregou um batalhão exclusivo para a cidade de Caruaru, com cerca de 300 policiais. Mas nas cidades do nosso interior, e agora não só a mata sul, tem apenas dois ou três fazendo a segurança de milhares de pessoas. A conta está um pouco errada, não é, Paulo?

Prefeitos divididos - O Prefeito de Água Preta, Eduardo Coutinho (PSB) está dividido entre o apoio a reeleição de Paulo Câmara ou o apoio a Fernando Bezerra (PMDB). Já o seu filho o deputado João Fernando está só esperando uma brecha para mudar de partido. Deve caminhar ao lado de Fernando Bezerra no ano que vem.

Sem apoio a Lula - Armando Monteiro Neto, senador pelo PTB, anunciou que o partido não apoiará Lula, se o PT marchar com PSB ele já avisou: O PTB não apoiará Lula para presidente.

O mar não está pra peixe - Em Barreiros, cidade de praias, onde o comércio é aquecido sempre com turistas, o comércio tem sofrido muito por conta da crise econômica. Sem dinheiro para viajarem às praias, turistas tem preferido locais mais próximos o que tem deixado a cidade cada vez menos movimentada e sem giro de dinheiro.

500 casas - O Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe , Edson Vieira (PSDB) assina amanhã junto com a Caixa, a autorização de construção de 500 casas na cidade. A assinatura acontece na Prefeitura às 10 horas.

ONDE ESTÃO OS LÍDERES DA MATA SUL? - Uma pergunta que não quer calar é que diante de tamanho desemprego, usinas falidas, e menos pais de famílias trabalhando, deputados da mata sul estão fazendo olhos de mercador para essa situação e pensando apenas em como conseguir votos na eleição do ano que vem. Só um recado: O povo está acordando e vocês vão quebrar a cara, a nossa região está cansando de ser mandada para escanteio e está pensando em mandar vocês.

Silvinho Silva - Editor do Blog
silvinhosilva2018@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários