Na sexta-feira (19), o Polo Mestre Zuza recebeu apresentações dos artistas locais Matias Matuto e Vitórya Silva. Em seguida, o público acompanhou a transmissão do jogo da Seleção Brasileira contra o Haiti e, logo após, celebrou ao som de Petrúcio Amorim, um dos grandes nomes do forró nordestino.
A programação seguiu no sábado (20) com o tradicional Arraial do Turista, que encantou o público com apresentações das quadrilhas estilizadas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Centro de Convivência do Idoso (CCI), além da participação da Mazurca da comunidade remanescente quilombola de Sambaquim, dos bacamarteiros e das declamações dos cordelistas Graziele Maria e Jardeano. A noite foi encerrada com muito forró ao som do artista cupirense Galego da Sanfona.
Já no domingo (21), teve início a programação descentralizada dos arraiais nas comunidades rurais e nos bairros. Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Cupira levou os festejos para além do centro da cidade, valorizando as comunidades e aproximando ainda mais a população das manifestações culturais juninas.
A programação começou com o Arraial do Sítio Chã das Panelas e teve continuidade com o evento “Nosso Chão, Nossa Cultura”, que reuniu apresentações culturais, exposição fotográfica sobre a história de Cupira, oficinas culturais, comidas típicas e muito forró com o artista local Atílio Gomes. O público também acompanhou apresentações da Mazurca e declamações de cordel realizadas por Graziele Maria e alunos da Escola João Ayres Pequeno Nogueira.
O sucesso do segundo final de semana reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação das tradições populares, a democratização do acesso à cultura e o fortalecimento dos festejos juninos como um dos mais importantes patrimônios culturais de Cupira. Além de promover lazer e entretenimento para as famílias, o evento também movimenta a economia local e valoriza os artistas e grupos culturais do município.

0 Comentários