Os sinais de João Campos 2
O prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), vem divulgando os nomes de seu novo secretariado que assumirá o comando do executivo junto com ele a partir de 2025. O prefeito tem aproveitado o momento para contemplar partidos e fazer gestos com quem fez gestos à sua campanha política. É o caso do MDB que indicou o ex-deputado Raul Henry como o novo secretário de Relações Institucionais, bem como o nome de Isabella de Roldão no espaço ocupado pelo PDT que deixa a vice-prefeitura agora em dezembro e estará comandando a pasta do Trabalho e da Qualificação Profissional.
O MDB decidiu com o apoio de Raul Henry e do prefeito Paulo Roberto da cidade de Vitória, apoiar a reeleição de João. Na época, existia a expectativa de que a legenda não apoiasse a reeleição do prefeito, mas lançasse um nome na disputa ou anunciasse o apoio ao candidato palaciano. A legenda já era a responsável pela liderança do Governo na Câmara com o vereador Samuel Salazar que é um aliado de primeira hora do prefeito.
Soma-se a isso também o fato de o União Brasil ocupar duas pastas na nova gestão com a indicação do grupo de Miguel Coelho. O que se sabe até o momento é que o deputado estadual Antônio Coelho voltará para a Assembleia Legislativa onde terá um ano e meio para organizar às bases nos municípios.
Com essas movimentações, o prefeito João Campos traz às claras um formato de fazer política e gestão, colocando nos espaços, partidos e aliados políticos que o apoiaram. Da mesma forma também se caminha para que o PT continue ocupando duas secretarias neste novo governo de João. É uma forma de demonstrar a Pernambuco como é que o novo jeito do PSB governar.
Levando a sério
Caso decida realmente deixar a gestão do Recife para se aventurar em uma disputa pelo Governo de Pernambuco, João Campos terá apenas 1 ano e 3 meses de gestão neste segundo mandato. A partir de abril de 2026, a cidade será comandada pelo seu vice-prefeito Victor Marques (PC do B) que é seu braço direito.
Acertos
Repercutiu positivamente o anúncio da permanência de Gilberto Prazeres como secretário de Imprensa do Recife. Gilberto foi o responsável por transformar a Comunicação da cidade e do prefeito no pipoco que é hoje. O secretário é um dos auxiliares mais próximos do prefeito João Campos e deve ter uma papel estratégico nesta nova fase do João Campos 2.
Buscando espaço
O prefeito João Campos vem montando o seu novo governo já deixando claro, ainda que nos bastidores, que está bem disposto a disputar o Governo de Pernambuco em 2026 quando enfrentará a atual governadora Raquel Lyra que disputará a reeleição. No entanto, muitos partidos que vão estar despachando na Prefeitura não vão fechar questão ainda sobre 2026.
Palmares
O prefeito Júnior de Beto e o Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Marcos Carvalho, assinaram a escritura de doação do terreno onde será erguido o prédio. A obra foi licitada e está orçada em R$3,9 milhões. . Segundo o Procurador-Geral , vários entraves burocráticos foram vencidos para viabilizar a cessão do terreno pela prefeitura.
Cedência
A governadora Raquel Lyra (PSDB) garantiu a disposição de ceder servidores do Estado, não só para a Prefeitura do Recife, como também para Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Caruaru e de outros municípios. Raquel disse que o Governo tem 200 mil funcionários e parte está cedida não só aos municípios, mas também ao Judiciário, Tribunal de Contas do Estado e outros órgãos públicos.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
0 Comentários