Coluna do Blog do Silvinho - 20 de junho de 2024

Marília e Maria Arraes conseguem se eleger juntas?

A ex-deputada federal Marília Arraes que comanda o Solidariedade em Pernambuco não esconde de ninguém os planos de voltar a ter um mandato eletivo. No entanto, a vaga aspirada por Marília está bastante concorrida e pode ser que não haja espaço para ela numa disputa futura. 

O fato é.  Com sua irmã Maria Arraes fazendo um bom trabalho na Câmara Federal,  a ex-deputada teria votos suficientes para conquistar duas vagas na Câmara? A de Maria e a dela própria? Feito este que foi conquistado apenas por Mendonça e seu pai, Mendonção e recentemente por Eduardo e Lula da Fonte. 

Algo parecido também ocorreu com Eduardo Campos e Miguel Arraes no ano de 2002 com um grau de parentesco um pouco distante. O  projeto político não está fora do foco também da família Coelho com os nomes de Fernando Filho e de Miguel Coelho. E também de André e Anderson Ferreira. Agora eles tem espaço e já deram demonstração que tem como alcançarem este objetivo. 

No entanto, uma coisa chama a atenção para um projeto audacioso como este. Em 2022 mesmo sendo apresentada como irmã da pré-candidata Marília Arraes que liderava às pesquisas de intenção de votos, e com uma pretensa votação que conseguiria não apenas se eleger mas também puxar Fabíola Cabral que ficou na primeira suplência, Maria Arraes foi eleita mas com uma votação bem abaixo da esperada, o que coloca em dúvida a possibilidade de eleição das duas para a Câmara Federal.

Lançamento

Nesta quinta-feira (20), a governadora Raquel Lyra e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, lançam o Programa Sertão Vivo em Pernambuco. A iniciativa do governo federal prevê o investimento de R$ 300 milhões em ações para reduzir o impacto das mudanças climáticas no Agreste e Sertão pernambucanos, para garantir a segurança alimentar e nutricional de homens e mulheres do campo.

Posicionamento

Em entrevista em um podcast nesta quarta-feira, a pastora Flávia Santos, presidente do PL Mulher Recife, se posicionou contra o aborto e a favor de uma discussão mais ampla em torno do PL 1904/24 que defende a penalização do aborto. "As pessoas têm uma cultura de focar no problema e não na solução. Neste caso, a solução é trabalhar a base, o fortalecimento da família enquanto fonte de formação, informação e segurança. Ser a favor do projeto não é ser a favor do estuprador. Legalizar o aborto não vai resolver o crime de estupro. Eu luto pelo que acredito e eu defendo a vida desde a concepção. Eu sou a favor da vida ”, enfatizou.

Liderança

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) foi indicado como novo líder da oposição na Assembleia Legislativa.  Dani Portela renunciou ao posto para disputar as eleições 2024 no Recife. "Sempre fiscalizando as ações e vendo o que precisa ser melhorado ou modificado. Faremos este trabalho, como os demais que assumimos aqui na Casa, com muita responsabilidade”, afirmou o parlamentar.

Homenagem

O presidente do PSB de Pernambuco, deputado estadual Sileno Guedes, agora é cidadão da cidade de Panelas. A indicação é autoria do vereador Tivan de Boca da Mata (PSB), e foi aprovada por unanimidade. A honraria será entregue em solenidade a ser marcada posteriormente.

Destaque

Pelo segundo ano consecutivo, o Recife conquistou nota A no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O selo 2024 valida o grau de confiabilidade em todas as informações contábeis enviadas ao Tesouro em 2023, assegurando a nota máxima para os municípios que apresentam acertos acima de 95%.

A pergunta que fica: Marília tem condições eleitorais de fazer ela e a irmã, deputadas em 2026?

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários