Coluna do Blog do Silvinho - 18 de abril de 2024

 A campanha que uniu os rivais

Eles estavam em lados opostos nas eleições municipais de 2020 e agora em 2024 estarão juntos. A exclusividade não é apenas da ex-deputada federal Marília Arraes (SD) e o prefeito João Campos (PSB) que rivalizaram a disputa pela Prefeitura do Recife que ficou famosa não apenas em Pernambuco mas pelo país. Por Pernambuco, diversos adversários que não se bicavam em 2020 estão juntos agora e aguardam qual será o resultado da eleição. 

Um deles, em Serra Talhada. O ex-deputado Sebastião Oliveira e o Avante vão acompanhar Márcia Conrado na busca pela reeleição. O caminho que era visto como natural por Sebastião Oliveira e Waldemar Oliveira era que ambos caminhassem com o grupo de Luciano Duque que tentará vencer a sua sucessora e indicada.  No entanto os Oliveiras não chegaram a um consenso com Duque e acharam melhor caminhar com Márcia Conrado. A união é um fato inédito na cidade. Sebá como é conhecido está tentando levar também para o palanque de Márcia Conrado o Solidariedade que é comandado por Marília Arraes o que inviabilizaria o projeto de Luciano Duque tendo em vista que ele está no mandato de deputado estadual e não poderia mudar de partido. 

Em Sirinhaém, onde travou uma batalha contra o então prefeito France Hacker, a prefeita Camila Machado agora terá em sua chapa um aliado e tanto. Trata-se de Hildo Hacker Neto, filho de France que estava planejando uma candidatura majoritária. No entanto uma articulação política feita por France e por Camila, uniu os dois grupos políticos que já caminharam juntos na eleição de 2016 com Camila na vice. Com essa aliança firme e sólida, Camila passa a ser a favorita para conquistar um novo mandato no município tendo em vista a fragmentação eleitoral da oposição.

Em Vertentes, Igor Miranda que era o nome da oposição se uniu ao prefeito Romero Leal e vai ser o vice do candidato do prefeito Israel Ferreira. Até o início do ano a tendência era de que Igor liderasse o processo no campo oposicionista mas a chegada de Zito Barros do PSB frustrou os seus planos e o forçou a uma aliança com o atual gestor. Igor disputou pela oposição nos anos de 2016 e 2020 mas foi derrotado em todas às oportunidades.

Reforço sem novidades 

O PT do Recife divulgou nota ontem para a imprensa onde diz que a federação composta ainda do PC do B e PV permanecem na Frente Popular e reconhecem a condução do processo pelo prefeito João Campos e pelo presidente Lula. No entanto, reforçam o interesse em fazer parte da majoritária indicando a vice.

União na oposição

O delegado Israel Rubis que foi vice-prefeito na chapa de Wellington Maciel na cidade de Arcoverde, agora vai caminhar ao lado de Zeca Cavalcanti, ex-prefeito e pré-candidato que vem liderando às pesquisas na cidade. A presença do ex-vice-prefeito na chapa de Zeca, traz uma conotação política muito forte na cidade.

Catende

Outra cidade onde houve uma junção das duas forças políticas que se enfrentaram na eleição de 2020, Catende observa a nova formatação da chapa de reeleição de dona Graça com Rinaldo Barros de vice. Os dois juntos alcançaram a marca de mais de 12 mil votos concorrendo um contra o outro no pleito passado. A expectativa este ano é para o resultado da união de ambos.

Agrestina

No agreste pernambucano, a cidade de Agrestina assistiu nas últimas semanas a união em torno do atual prefeito Josué Mendes e da ex-prefeita Carmem Mirian que estarão juntos no pleito deste ano para enfrentar um outro ex-prefeito da cidade, Thiago Nunes. Josué e Carmem rivalizam desde a década de 90 pelo comando de Agrestina. No pleito de 2020 elas polarizaram a disputa municipal.

Seguindo firme

O empresário Tonynho Rodrigues (MDB) segue firme na sua pré-candidatura à Prefeitura de Caruaru. Ele cumpriu ontem agendas na capital federal ao lado do senador Fernando Dueire. Tonynho se reuniu com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi e com o ministro Renan Filho.

Movimentação

Realizada no período de 09 a 14 de abril, a tradicional 367ª Festa da Pitomba, realizada pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes movimentou cerca de R$ 8,6 milhões na economia do município. Os números foram divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, tomando como parâmetros o número de visitantes e o volume de negócios. O levantamento mostrou que mais de 170 mil pessoas circularam pelo Monte dos Guararapes durante os shows

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários