Coluna do Blog do Silvinho - 17 de abril de 2024


Sem definição do PSOL-REDE para o Recife

A federação PSOL-REDE ainda não chegou a um consenso entre quem disputará o mandato de prefeito representando os dois partidos. Até o momento, o PSOL que conta com a maioria de votos suficientes para conseguir emplacar Dani Portela, deputada estadual e líder da oposição ao Governo na Assembleia foi a única inscrita. Quem também inscreveu o nome para disputar a indicação foi Alice Gabino que faz parte da Rede e que disputa a vaga de vice na chapa de Dani Portela.

O fato é que o deputado federal Tulio Gadelha (Rede) que também vem colocando o seu nome para a disputa pela Prefeitura do Recife pela federação quer que a decisão venha da executiva nacional e não seja decidido apenas nos diretórios provincianos. A decisão sairá apenas no final deste mês.

O que o parlamentar da Rede defende é algo até compreensivo tendo em vista que segue a mesma regra dos demais partidos: nas cidades que se tenha mais de 200 mil habitantes, quem decida o nome que vai disputar seja a executiva nacional, no caso, a decisão parta do comando nacional da federação do PSOL-REDE. Esta regra é observada pela maioria esmagadora dos partidos políticos que visam a disputa eleitoral de 2026 como principal meta.

No entanto, Dani Portela defende que seja feita uma aliança baseada na oposição ao governo Raquel Lyra, mesmo sendo uma eleição municipal onde o seu rival principal será o prefeito João Campos que é pré-candidato à reeleição.

Difícil

A federação nacional PSOL e REDE já colocou como prioridade a campanha de Guilherme Boulos para a Prefeitura de São Paulo. O parlamentar que liderava com folga a disputa, viu o seu principal concorrente Ricardo Nunes (MDB) crescer significativamente nas últimas semanas e já o derrota em um cenário de segundo turno. A eleição de Boulos não vai ser tão fácil assim como se imaginava.

Participação

Já no Recife, com a alta popularidade do prefeito João Campos (PSB), o nome que for escolhido pela federação PSOL e REDE seja Dani Portela ou Túlio Gadelha poderá apenas cumprir uma tarefa partidária e mais nada. Não faz tempo que o PDT manifestou sua vontade em ter de volta nos seus quadros Túlio Gadelha mas se ele fosse agora poderia perder o mandato. Não quis arriscar e nem sequer buscou uma carta de anuência na federação nacional.

Confiança

O secretário e pré-candidato a prefeito do Recife, Daniel Coelho, está confiante com relação a campanha deste ano. Daniel tem dito que existe muito marketing e pouco serviço efetivo do atual prefeito João Campos e a campanha eleitoral servirá para deixar isso bem claro.

Sem tempo

O PT parece que perdeu o tempo de montar um palanque para concorrer a Prefeitura do Recife. Agora é aguardar e esperar a decisão de Lula e do próprio prefeito João Campos com relação a vaga de vice e intensificar a força para eleger uma forte bancada dentro da federação composta pelo PV e pelo PC do B.

Defesa

O deputado Clodoaldo Magalhães (PV), vice-líder da Federação Brasil da Esperança na Câmara Federal, defende que a indicação de um nome para compor a chapa do prefeito João Campos (PSB) seja da federação (PT-PV-PC do B). A declaração foi dada ontem.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários