Coluna do Blog do Silvinho - 16 de abril de 2024

 

O apoio de Mendonça Filho a João Campos

Em entrevista à Folha de Pernambuco, o vereador Victor André Gomes que agora está filiado ao PV e não mais ao União Brasil, mas que continua em sintonia com o deputado federal Mendonça Filho, comentou a possibilidade de o parlamentar apoiar à reeleição de João Campos no Recife. Segundo Victor o que aproxima os dois é muito mais do que o que os divide. Na entrevista o parlamentar falou que o deputado Mendonça Filho vem observando o êxito da gestão de João no Recife e que a possibilidade de os dois estarem no mesmo palanque não está no mundo dos impossíveis.

Mendonça é um ferrenho opositor do PSB na política local, mas esteve junto com o partido na campanha de Paulo Câmara no ano de 2014. No entanto, esta única união só foi possível porque o PT não estava no mesmo palanque. Naquele ano, o PSB lançou Eduardo Campos para presidente. Embora não demonstre nenhuma vontade de disputar a Prefeitura do Recife, Mendonça pode repetir o feito de 2014 apoiando o PSB (de João Campos) mas existe uma questão nesse meio termo: o condicionamento da vice ao PT.

É muito difícil enxergar uma possibilidade de apoio de Mendonça para João Campos se o prefeito de fato entregar a vaga de vice ao PT. Isto porque como se sabe, o projeto do prefeito é disputar o Governo em 2026, e a vice ficando com o PT quem votar em João neste ano votará também no partido para que fique no comando do Recife a partir de abril de 2026, o que para Mendonça está fora de cogitação.

No ano de 2020, Mendonça por pouco não foi para o segundo turno contra João Campos. No entanto, a fragmentação no campo de centro direita fizeram com que João disputasse a segunda etapa com Marília Arraes. O socialistas herdou naquela disputa a maioria esmagadora dos votos dados a Mendonça Filho no primeiro turno e que possibilitaram a vitória de João contra a ex-deputada. No entanto, Mendonça não declarou apoio a nenhum dos dois candidatos à época.

Agora, sem o PT ocupando a vice, a chance de João juntar Mendonça ao seu palanque é grande.

Números positivos

Pernambuco apresentou uma redução na taxa de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) no primeiro trimestre deste ano. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), houve uma queda de 11,67% deste tipo de crime na comparação dos primeiros três meses de 2024 (11.466 casos) com o mesmo período de 2023 (12.981 casos).  A informação veio a público durante reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança.

Elogios

O 7° Congresso da Amupe iniciado ontem está sendo bastante prestigiado. Nos corredores, diversos elogios tecidos a organização do evento sobre o comando do presidente, o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia que também preside o Podemos em Pernambuco.

Homenagem

A Câmara do Recife promove, nesta terça-feira (16/04), às 15h, reunião solene em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro – celebrado no dia 19 de abril. A proposição é do vereador Tadeu Calheiros (MDB) e será transmitida ao vivo pelo Youtube oficial da Casa de José Mariano.

É com Lula

O senador Humberto Costa disse durante sua passagem pelo 7° Congresso da Amupe que a questão da vaga de vice tanto no Rio de Janeiro quanto no Recife ficará a cargo de conversas diretamente com os prefeitos e o presidente Lula. Tanto no Rio de Janeiro quanto em Recife, o PT abriu mão de disputar a Prefeitura para apoiar os prefeitos que irão para a reeleição. Em Recife, é um fato inédito em meio a décadas.

Indo por cima 

No dia que a pré-candidatura de Tonynho Rodrigues (MDB) de Caruaru ganhou às ruas da cidade, o ex-deputado Wolney Queiroz articula em Brasília (o famoso indo por cima) a retirada da pré-candidatura do mesmo. Wolney tentou conversar com Tonynho que disse que não abre mão de disputar a Prefeitura. O ex-deputado espera contar pelo menos com o apoio do pré-candidato em um segundo turno entre José Queiroz e Rodrigo Pinheiro. No entanto, hoje Tonynho está mais próximo do grupo de Raquel Lyra.

São João do Recife

Nesta terça-feira a Prefeitura do Recife apresenta os detalhes do São João 2024. O anúncio será comandado pelo prefeito João Campos e ocorre no Sítio Trindade, um dos polos mais importantes da festa junina na capital pernambucana.

Caruaru Premiada

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, recebeu o prêmio de 1º lugar, pelo Sebrae, na categoria "Compras Governamentais" pelo projeto "O campo ainda melhor para viver e trabalhar". O município de Caruaru também conquistou o 3º lugar na categoria "Cidade Empreendedora", pelo projeto “Emprego, Renda e Avanço”.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial


Postar um comentário

0 Comentários